COMO APRIMORAR O SEU CONTROLE DE ESTOQUE

outubro 10
COMO APRIMORAR O SEU CONTROLE DE ESTOQUE

DICAS E INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA VOCÊ APRIMORAR O SEU CONTROLE DE ESTOQUE

Independente do seu tipo de negócio, administrar e saber ter controle são bases para um bom resultado. Pensar no estoque apenas como um mero armazenamento de produtos é um risco que pode levar seu empreendimento a ruína, por isso é essencial administrar corretamente o fluxo de entrada e saída de produtos para obter sucesso e lucros.

O controle de estoque é usado para mostrar a quantidade de produtos que sua empresa tem e a variedade de produtos disponíveis para venda ou para o uso na prestação de serviços e produção. O controle é aplicado em todos os itens que você usa para produzir um produto ou serviço, de matérias-primas até produtos acabados. Abrange estoque em todas as fases do processo, da produção, compra e até a entrega do produto acabado ou venda na loja. Um controle de estoque eficiente permite que você tenha a quantidade certa de estoque no lugar certo e na hora certa. Ele garante que o seu capital não está amarrado desnecessariamente, e protege a produção se surgirem problemas com a cadeia de abastecimento, bem como protege os vendedores contra falta de produtos para serem vendidos.

COMO FAZER UM CONTROLE DE ESTOQUE?

Deverá ter um procedimento para controlar tudo que entra e sai da empresa, para que não haja falhas em nenhum setor.

Exemplo:

O setor de compras ou administrativo faz a requisição de um produto ao fornecedor, e quando o produto chega deve ser lançado no sistema e organizado fisicamente para que mantenha o controle interno. E deve haver uma boa comunicação interna onde as informações sejam padronizadas para o ciclo poder girar.

Veja como iniciar:

1.Inventário dos estoques

– Faça um levantamento (relação) de todos os itens de estoque;

– Conte e registre toda a quantidade armazenada;

– Ordene os itens, começando pelos de maior valor monetário;

– Identifique o valor unitário e total dos estoques.

2.Previsões de vendas/consumo

– Calcule a média de vendas/consumo dos últimos meses;

– Multiplique a média pelo valor unitário e obtenha o valor mensal de cada item;

– Some todos os valores e terá o valor total de vendas/consumo do mês.

3.Classificação ABC

– Está é uma técnica importante de gestão de estoques e que identifica quais os principais produtos/materiais que necessitam maior atenção.

Inventário é um documento contabilístico que consiste em uma relação de bens que pertencem a uma pessoa, entidade ou comunidade. Dentro de uma empresa, a realização de um inventário é feita para que seja possível obter um balanço real.

A organização do estoque evita acúmulo ou falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa.



 

Dydyo Refrigerantes