SHOPPER MARKETING

janeiro 09
SHOPPER MARKETING

O shopper, ou comprador, em tradução do inglês, é aquele indivíduo que está no ponto de venda para comprar um produto. É o desenvolvimento de estímulos de marketing, relacionado a um entendimento mais profundo sobre o comportamento do shopper, pensado para construir força de marca e a influenciar o momento da compra.

O ponto de venda deixou de ser um lugar aonde se vai meramente comprar produtos e se tornou um espaço onde o shopper quer encontrar soluções, comodidade e bem-estar.

O Shopper Marketing é o comprador da Marca, seja para o consumo final ou para revender os produtos!

Como desenvolver o shopper marketing

Conhecer o Shopper é a melhor forma de atingi-lo adequadamente.  Quando se realiza uma estratégia direcionada, específica para aquele perfil consumidor, as chances de impactá-lo positivamente são maiores, pois este fará a leitura da comunicação adequadamente e, por consequência, a compra será efetivada.

Como fazer?

Com o advento da internet, mídias sociais, maior facilidade de acesso à informação, o consumidor se tornou um real conhecedor do produto, do seu fabricante, dos princípios da empresa e da sua imagem no mercado. É necessário que a comunicação com este consumidor seja específica, clara, objetiva, e que seja linear a todos os outros conceitos que a empresa prega (missão, visão, valores, etc).

Como conquistar um shopper marketing

Exposição: ao chegar no PDV, o Shopper é bombardeado por todo o tipo de estímulo.  Quando há o posicionamento adequado, com material de merchandising devidamente aplicado, a visualização fica mais fácil, mais atrativa aos olhos do cliente.

Interação: a presença do promotor é fundamental para tirar eventuais dúvidas, realçar pontos fortes do produto, realizar degustações, etc. Porém é muito importante que esta ação não seja caracterizada como “empurrar produto”, pois 99% dos clientes, principalmente o Shopper, odeia ser forçado a realizar uma compra.

Fator surpresa: todo ser humano gosta de ser surpreendido de forma positiva. Uma ação promocional direcionada forma um diferencial na mente do consumidor, que faça com que ele prefira aquele produto, no 1º momento, como custo x benefício, e futuramente, com outras ações direcionadas (pós venda, etc), estará fidelizado àquela marca.

O shopper marketing vai muito além disso. Ainda tem muito para desbravar e pesquisar, pois não se trata de um manual quando falamos da mente humana, porem buscar compreender e solucionar gera resultados positivos O ideal é que todas as ações de Marketing da empresa estejam relacionadas, para que todo o tipo de influência externa que esse cliente sofra possa levar ao tão esperado objetivo: o produto no carrinho e o cliente feliz e satisfeito no check-out

Leia mais em:

TRADE MARKETING

Dydyo Refrigerantes