10 dicas para uma prática esportiva saudável

setembro 22
10 dicas para uma prática esportiva saudável

Precisamos ter em mente que práticas esportivas são indispensáveis para o funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. São muitos os benefícios que elas podem trazer para nossa vida.

Porém, muitas vezes acabamos praticando esses exercícios de forma inadequada, diminuindo os benefícios e até mesmo fazendo mal para nosso corpo.

Então, confira agora 10 dicas para fugir do sedentarismo e manter uma rotina de exercícios de maneira saudável.

Side view of smiling Asian sportswoman with towel drinking water from bottle in summer park

1. Faça uma avaliação médica 

É recomendado que consultemos um médico frequentemente, mesmo que nossa saúde não apresente problemas aparentes. Entretanto, quando você está começando a praticar exercícios é essencial que seja feita uma avaliação. 

Você precisa entender o que seu corpo tolera, quais são os seus limites, para que durante a prática, você não sobrecarregue a sua estrutura física. 

Faça todos os exames de rotina. Principalmente os relacionados com o sistema respiratório e cardiovascular. 

Afinal, ninguém quer passar mal no meio da prática esportiva, não é verdade?

2. Mude pequenos hábitos do dia a dia 

Quando você estiver iniciando a prática de esportes, não exija muito de você mesmo. Muitas vezes, mudar pequenas coisas na sua rotina já fará diferença para sua saúde e sua disposição. 

O ideal seria conseguir caminhar cerca de 1 hora diariamente. Mas sabemos que nem sempre temos esse tempo disponível. 

Então, o indicado é se locomover no dia a dia de forma diferente. Ao invés de ir dirigindo ou pegar um ônibus para seu trabalho, vá a pé ou de bicicleta. Ao invés de sempre usar os elevadores, prefira subir de escada. 

São pequenas atitudes como estas que fazem a diferença.

3. Repense a sua alimentação 

Uma prática esportiva saudável deve estar alinhada com uma alimentação balanceada. Os exercícios exigem bastante do nosso organismo, então precisamos fornecer nutrientes para repôr essa energia. 

Essa nutrição acontece através da alimentação. Não é preciso fazer uma dieta restritiva ou algo parecido… O essencial é que você coma um pouco de tudo, buscando sempre o equilíbrio. 

Monte pratos coloridos e ricos em nutrientes. Durante as suas refeições, prefira alimentos caseiros, fugindo sempre dos industrializados. 

Quando for comer alguma coisa com mais açúcar e/ou gordura, faça essa refeição longe da hora que você pretende praticar alguma atividade física. Assim, seu organismo terá tempo para processar uma comida mais pesada.

Também não recomendamos que você pratique exercícios de estômago vazio. Faça sempre alguma refeição leve, rica em carboidratos e proteínas. 

4. Beba bastante água 

Mesmo em uma vida sedentária, já é muito importante manter o corpo hidratado. Muitas funções do nosso organismo dependem da água para funcionar. 

Praticando esportes, você deverá beber mais água. O suor que normalmente é liberado durante práticas esportivas fazem com que a gente perca muito líquido, podendo até desidratar o nosso corpo, caso não bebamos níveis de água suficientes.

Pensando nisso, lembre sempre de repor esse líquido perdido. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. E, após realizar algum exercício, reforce essa hidratação.

5. Tenha boas noites de sono 

O sono é uma das maneiras do nosso corpo recarregar as energias. Dormir bem é muito importante para estarmos dispostos para a prática esportiva. 

O ideal é dormir no mínimo, 8 horas por noite. Para melhorar a sua saúde, garanta que isso aconteça. 

O exercício, na maioria das vezes, já vai melhorar a qualidade do seu sono. Mas é importante que você organize seu dia tirando esse total de horas para dormir. 

6. Use calçados e roupas adequadas

Tanto quanto os esportes ajudam o nosso corpo, eles também podem prejudicar. Fazer algum exercício utilizando vestuário inapropriado pode causar lesões e dores fortes. 

Conforme o esporte que você resolver praticar, existe um calçado e uma roupa adequados. Busque informações e garanta que você está utilizando tudo certinho. 

Caso você ainda não tenha esses equipamentos, priorize comprar um calçado próprio para sua atividade. Utilizar qualquer tipo de tênis, pode fazer você se machucar, por isso atente-se a esse detalhe.

7. Evite se exercitar nos horários mais quentes do dia 

As práticas esportivas feitas em um calor intenso exigem muito mais do nosso organismo. Você se cansa mais fácil e seu corpo irá se desidratar rapidamente. 

É importante escolher horários em que o clima está mais favorável, mais fresquinho. Principalmente se você utiliza espaços externos para se exercitar, como parques ou praias. 

Evite os horários em que o sol está mais forte, entre às dez horas da manhã e às três horas da tarde. Nos dias de calor intenso, o ideal é praticar seu esporte de manhã cedo ou à noite. 

Se você não tem opção porque o seu único tempo disponível é em horários mais quentes, proteja-se. Use boné, óculos de sol, protetor solar e principalmente, beba muita água!

8. Respeite os limites do seu corpo 

Quando você estiver muito cansado, não hesite em interromper o exercício no meio. Escute seu corpo e veja até onde pode chegar. 

Exercícios de intensidade muito alta podem te fazer passar mal, ou pelo menos, te fazer desistir rapidamente da prática. E isso não é o que você quer, concorda?

Não queira ter um bom condicionamento físico de uma hora para outra. Tenha calma e respeite seus limites. 

9. Defina seus objetivos 

Para uma prática esportiva ser saudável, ela precisa fazer bem para seu corpo e sua mente. Então, pense na sua saúde mental. Evite colocar muitas expectativas no exercício, porque isso pode trazer frustração.

Primeiro, pense aonde você está tentando chegar com o seu esporte. É apenas para fugir do sedentarismo ou tem outros motivos? Emagrecer? Fortalecimento muscular? Participar de competições?

Desenhe todos os seus objetivos e aja de acordo com eles. 

10. Faça o que você gosta 

Não torne a prática esportiva um fardo. Faça exercícios que te fazem bem, ou seja, que te ajudem a melhorar sua saúde física e também sejam prazerosos. 

Os inúmeros benefícios que os esportes trazem para nossa vida, muitas vezes são anulados porque nos obrigamos a fazer o que não gostamos. 

Por exemplo, se você não gosta de academia, não vá. Procure outra atividade que seja mais agradável. 

Também não fale que você não gosta de nada. Existem muitas opções para serem testadas, é preciso apenas um pouco de perseverança para seguir procurando.

O importante é você achar uma prática esportiva que você ame, pois assim poderá colocar em prática as nossas outras dicas. Então, comece a se exercitar imediatamente e veja a sua vida mudar completamente!

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