10 maneiras de seguir uma alimentação saudável

janeiro 13
10 maneiras de seguir uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter o peso adequado, para afastar o surgimento de doenças e, dessa forma, ter uma vida mais feliz e prolongada. Contudo, para usufruir de todos esses benefícios é preciso manter uma alimentação saudável com frequência e não fazendo apenas uma dieta de alguns dias. Veja a seguir algumas dicas importantes para que você incorpore bons hábitos no seu jeito de se alimentar e consiga aproveitar todas as vantagens existentes.

1.   Elabore um cardápio saudável

O primeiro passo para conseguir se manter dentro de uma alimentação saudável é criar um cardápio equilibrado, de acordo com o que você gosta e com sua rotina. Assim, é muito mais fácil seguir o que está escrito, preparar as refeições, evitar as tentações e se manter na linha.

Prepare uma lista no final de semana, vá ao mercado, organize o preparo das suas refeições e ganhe mais tempo na sua rotina, além de uma comida saborosa e saudável.

2.   Tenha frutas picadas na geladeira

Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos comer frutas de 3 a 5 vezes por dia. No entanto, muitas vezes pela correria diária, damos preferência a algo que já está pronto quando bate aquela fome. Para evitar isso deixe porções de frutas lavadas e cortadas para comer no lanche ou como sobremesa.

É uma dica prática, que facilita muito a vida e ainda garante que você se alimente bem. As frutas podem ser comidas puras ou acrescidas de um iogurte, por exemplo.

3.   Tente se acostumar com o sabor natural dos alimentos

Temos o costume de mascarar o sabor dos alimentos usando muito açúcar, muito sal e temperos diversos. Mas, essa prática faz com que o nosso paladar fique acostumado com sal ou doce em excesso. Por isso, é importante provar o gosto natural de alguns alimentos como frutas, café, sucos e saladas.

Se for muito difícil para você tomar um café sem açúcar, por exemplo, vá reduzindo o doce aos poucos. Na hora de fazer uma salada de frutas ou um suco, use ingredientes mais maduros que são naturalmente mais agradáveis ao paladar.

4.   Faça substituições saudáveis

Troque alimentos refinados por integrais, substitua o açúcar cristal por outro menos calórico, prefira produtos menos gordurosos, consuma mais alimentos naturais no lugar dos industrializados etc.

Quando se alimentar bem se torna um hábito, é muito mais fácil ficar atento e pensar em maneiras de comer melhor. Tente sempre encontrar uma maneira de tornar aquela refeição um pouco mais saudável e sua mente se acostumará a encontrar opções.

5.   Varie o preparo das refeições

Um dos grandes obstáculos de quem tenta seguir uma dieta é a alimentação repetida, pouco variada, sempre com mesmos sabores. Se isso também acontece com você, experimente conhecer outras formas de preparo do mesmo alimento.

Aposte em refogados e assados, que deixam alguns alimentos mais apetitosos. Varie os temperos, descubra combinações e assim você sempre surpreende o seu paladar, correndo menos risco de comer bobagens.

6.   Encare a alimentação saudável como um projeto de vida

Em vez de se alimentar bem com o intuito de emagrecer e se encaixar em um padrão, experimente comer melhor com foco na sua saúde no presente e no futuro. Acredite que está construindo um corpo mais forte e resistente.

É importante ter em mente que se alimentar de forma saudável é algo que deve ser feito diariamente ou, pelo menos, quase todos os dias da sua vida. É uma questão de saúde e bem-estar e não apenas um fator estético.

Fortalecer esse pensamento vai fazer com que você abra mão de alguns alimentos mais facilmente, faça trocas sem tanto sacrifício e encontre sempre opções mais saudáveis em qualquer lugar em que esteja.

7.   Alimente-se mais vezes ao dia

Tenha uma rotina equilibrada também na hora de fazer as suas refeições. Divida o seu cardápio diário em, pelo menos, 6 refeições e coma pequenas porções. É uma ótima maneira de manter o seu corpo bem alimentado e evitar comer por impulso ou em grandes quantidades.

Tenha na bolsa lanchinhos saudáveis que possam ser consumidos dentro do ônibus, no trabalho, faculdade etc.

8.   Ignore a opinião das outras pessoas

Para muita gente, se alimentar saudável é algo chato e quem é adepto dessa prática acaba se tornando também, pelo menos aos olhos dessas pessoas. Mas, não deixe que isso atrapalhe o seu objetivo. Seja sincero, dê respostas curtas e continue fazendo a sua parte.

Não queira acompanhar a maioria apenas para não ser a chata da turma. Provavelmente, algum tempo depois você será um exemplo de foco e saúde até para quem ainda não se deu conta do valor de uma vida saudável.

9.   Tenha sempre uma garrafa de água por perto

Tomar água é uma das medidas mais saudáveis que existem. A água é fundamental para o bom desempenho do organismo em todos os aspectos e jamais deve ser um hábito negligenciado. Para estar sempre hidratado, com menos fome e bem-disposto, ingira de 2 a 3 litros de água por dia.

Se você é daqueles que têm dificuldade em tomar água, experimente usar pedaços de frutas ou ramos de ervas dentro da garrafa de água para que o líquido fique com um sabor mais agradável. Outra dica eficaz é usar alarmes para lembrar de tomar água em horários determinados.

E, claro, não se esqueça de ter uma garrafa de água sempre com você para não correr o risco de ficar desidratada.

10.  Não risque tudo que você gosta da sua alimentação

Um dos grandes segredos para se manter firme em uma alimentação saudável é evitar dietas restritivas, aquelas que eliminam por completo determinado alimento. E se esse alimento for aquele que você mais gosta, maiores são as chances de dar tudo errado.

A alternativa é continuar comendo aquilo que você gosta muito, porém em pequenas quantidades e, se possível, em versões mais saudáveis. Mas, não elimine tudo completamente da sua alimentação. Aja de forma estratégica e sempre pensando em facilitar a rotina diária.

Seguir uma alimentação saudável não é uma tarefa impossível, mas exige bastante planejamento, jogo de cintura, disposição para inovar na cozinha, além de equilíbrio mental e emocional. Com as dicas listadas aqui certamente você alcançará o seu objetivo e terá uma vida e uma rotina alimentar mais equilibradas.

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