5 dicas valiosas sobre como organizar o estoque da sua mercearia

julho 22
5 dicas valiosas sobre como organizar o estoque da sua mercearia

Organizar o estoque de uma mercearia e ter controle sobre ele é muito importante para conseguir atender bem os clientes, evitar perdas de produtos e reduzir custos do negócio. Por isso, você não deve deixar essa atividade de lado.

Mas, para controlar bem o seu estoque é preciso se organizar e realizar sempre determinadas tarefas. Pensando nisso, separamos 5 dicas valiosas para você organizar o estoque da sua mercearia. Confira!

1. Tenha um padrão para armazenar os produtos

Como boa parte de seus produtos são perecíveis, primeiro você precisa manter o estoque sempre limpo e em condições adequadas. Dessa forma, você evita a perda de mercadorias. Segundo, você deve criar um padrão apropriado para o armazenamento dos produtos.

Uma ideia interessante é colocar os produtos que mais saem na entrada do estoque para facilitar a retirada e, é claro, deixar as mercadorias que estão próximas do vencimento em evidência. Assim, elas irão para a mercearia antes de vencer e novamente você evitará a perda de produtos.

2. Defina bem a entrada e saída de mercadorias

Controlar a entrada e saída de mercadorias é fundamental para saber o que ainda há em seu estoque e quais produtos são mais ou menos procurados pelos clientes. Mas, para controlar esse movimento você deve definir muito bem como os colaboradores devem registrá-lo.

Então, ensine o passo a passo sobre como deve ser feito esse processo e, caso haja observações, ressalte-as. Lembre os funcionários regularmente desse passo a passo e observe se eles estão cumprindo as regras.

3. Faça inventários regularmente

Fazer o inventário é identificar, classificar e listar todos os itens que estão em estoque. Essa atividade é essencial, porque mantém o estoque organizado e ainda permite que você cheque se os registros feitos estão corretos.

Essa tarefa pode ser feita manualmente ou com a ajuda de ferramentas tecnológicas. Independente da forma que você escolher para sua mercearia, lembre-se de fazer o inventário regularmente para melhorar o seu controle sobre o estoque.

4. Observe o giro dos produtos

O giro de um produto nada mais é do que o desempenho dele na mercearia, ou seja, se ele saiu bastante e teve que ser reposto ou se ficou parado no estoque. Analisar o giro é importante para saber qual mercadoria você deve comprar mais e quais podem ser adquiridas em menor quantidade ou até cortadas da mercearia.

Se um refrigerante Dydyo tiver um desempenho melhor que outra bebida, por exemplo, não faz sentido você continuar comprando ambos na mesma quantidade.

Afinal, um vai acabar rapidamente e o outro ficará parado no estoque, o que pode lhe trazer prejuízo. Ao analisar frequentemente a entrada e saída de produtos e os inventários realizados na mercearia, você já terá uma ideia do giro de cada mercadoria.

Mas, para saber exatamente como está o giro de cada produto, você deve fazer uma conta. Defina bem um período, como um mês, e faça:

  • Vendas do produto / volume médio do estoque = giro do produto.

Dessa forma, você saberá ainda quando é preciso repor cada produto de seu negócio.

5. Treine seus colaboradores

Para que todas essas dicas funcionem e você tenha um estoque organizado é fundamental treinar seus colaboradores. Afinal, são eles que vão registrar as entradas e saídas, fazer os inventários e armazenar os produtos. Então, lembre-se de treinar os novos funcionários e de verificar regularmente se as tarefas estão sendo realizadas da forma adequada.

Ao colocar em prática essas 5 dicas valiosas, você vai organizar melhor o estoque de sua mercearia, evitar e prejuízos e aprimorar o atendimento aos clientes. Por isso, não demore para começar a usar nossas dicas em seu dia a dia.

Para conferir mais dicas sobre como organizar sua mercearia é só continuar acessando o nosso blog!

COMO APRIMORAR O SEU CONTROLE DE ESTOQUE

PRODUTOS NOS LUGARES CERTOS VENDEM MAIS

E-commerce: aprenda como vender pela internet

Dydyo Refrigerantes