8 benefícios do café para a sua saúde

junho 12
8 benefícios do café para a sua saúde

O café é uma bebida super saborosa consumida por milhares de pessoas diariamente, sendo que o Brasil é o maior consumidor de café no mundo. Mas, você sabia que além de ser delicioso, o café faz bem para a sua saúde?

Sim, ele é capaz de trazer várias vantagens para o seu organismo. Isso acontece porque essa bebida possui vários minerais, nutrientes e vitaminas que te ajudam a melhorar o funcionamento do seu corpo, sua mente e até a prevenir doenças. Para saber exatamente quais vantagens o café pode trazer para você, é só continuar lendo o nosso artigo!

Benefícios do café para a saúde

1. Fornece energia

A fama que o café tem de dar energia para as pessoas enfrentarem os desafios do dia a dia não surgiu por acaso. Essa bebida realmente consegue combater o sono, o cansaço e fazer com que seu dia seja mais proveitoso devido às substâncias presentes no grão.

A cafeína é a principal razão pela qual o café te dá energia, pois quando consumida em doses moderadas ou pequenas, ela tem um efeito estimulante. Sendo assim, ela estimula o seu sistema nervoso central e permite que você acorde de vez.

Então, tomar aquele cafezinho no começo do dia quando você está cansado ou sonolento é sim uma boa ideia! Agora, quando você acordar com vontade de ficar na cama, já sabe o que tem que fazer, certo?

2. Previne diabetes

De acordo com um estudo feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), o consumo de café diário pode diminuir o risco de diabetes tipo 2. Isso acontece porque o café possui antioxidantes, como o ácido clorogênico, que ajudam a aumentar a sensibilidade da insulina no corpo.

Segundo essa pesquisa, em 4 anos as pessoas que tomaram pelo menos uma xícara de café por dia a mais do que estavam acostumadas, diminuíram em 11% as chances de terem diabetes 2. Já os indivíduos que diminuíram o consumo diário de café, aumentaram em 17% os riscos de ter esse tipo de diabetes.

3. Melhora o funcionamento do intestino

Se você toma bastante café, pode ser que já tenha notado que essa bebida melhora o funcionamento do seu intestino. Mas, como e por quê? Essa bebida estimula o seu intestino grosso e, assim, aumenta as contrações dele. Dessa forma, ele acaba empurrando o que está ali para fora do corpo.

É por isso que você pode sentir vontade de ir ao banheiro alguns minutos depois de tomar uma xícara de café. Porém, preste atenção, porque pode ser que ele não tenha um efeito tão rápido em todo mundo. Isso vai depender do organismo e da sensibilidade de cada um à bebida.

4. Auxilia no rejuvenescimento da pele

Outro benefício do café é que ele ajuda no rejuvenescimento da pele, já que possui um alto índice de polifenóis e antioxidantes que retardam o envelhecimento e são capazes até de dar um brilho especial para a pele.

A ação dessas substâncias é tão efetiva, que diversas marcas de cosméticos fazem seus produtos com elas. Além disso, a borra do seu café pode ser usada para que você aproveite ainda mais os benefícios em sua pele. Você pode, por exemplo, fazer compressas para reduzir a coloração de olheiras, inchaços, esfoliar a pele, etc.

5. Ajuda no emagrecimento

O café ajuda no emagrecimento principalmente porque ele acelera o seu metabolismo e a queima de gordura no organismo. Essa queima acontece graças à cafeína, que eleva os níveis de adrenalina em seu sangue. A adrenalina, por sua vez, dissolve as células de gordura e libera o que foi diluído no sangue.

Como essa bebida também te dá energia, ela é capaz de melhorar o seu desempenho em exercícios físicos e, consequentemente, auxiliar no seu emagrecimento.

6. Diminui o aparecimento de pedra nos rins

As pedras nos rins, que oficialmente são conhecidas como cálculos renais, incomodam mais de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Elas são formadas por sais ou minerais que se juntam nos rins e no canal urinário, e acabam causando uma grande dor no indivíduo.

Para evitar o aparecimento das pedras nos rins, tomar café pode ser uma boa ideia. Essa é uma ideia interessante, pois a bebida faz com que a urina fique mais diluída. Dessa maneira, é mais difícil dos cálculos renais se formarem em seu organismo.

7. Combate a depressão

A capacidade que o café tem de combater a depressão já foi tema de várias pesquisas e estudos pelo mundo. O médico, escritor e pesquisador brasileiro Dr. Darcy Roberto Lima, inclusive, foi um dos profissionais que comprovou os efeitos positivos de componentes do café contra os sintomas da depressão.

Quando consumida em doses moderadas, essa bebida consegue melhorar o seu humor e, ainda, aumentar sua disposição já que ela tem um efeito estimulante.

8. Auxilia na prevenção contra câncer

Se você tomar café de forma moderada, você ainda pode prevenir o aparecimento de tumores em seu organismo. A quantidade de pesquisas sobre esse tema também é grande e os estudos comprovam que a bebida faz diferença na prevenção do câncer.

Os especialistas acreditam que o café influencia positivamente nesse campo, porque ele tem antioxidantes que combatem radicais livres que são encontrados no desenvolvimento dessa doença. Ou seja, ele ajuda a impedir que o câncer se forme em seu corpo.

Como você pode perceber, quando você toma seu café – seja no começo do dia, depois do almoço ou à tarde – você não está apenas saboreando uma bebida deliciosa. Você também está cuidando da sua saúde diariamente.

Afinal de contas, o café te dá energia, rejuvenesce a sua pele, melhora o funcionamento de órgãos como o intestino e ainda previne doenças e outros incômodos. Então, continuar tomando essa bebida em doses pequenas ou moderadas é bastante benéfico para você.

Agora que você já sabe quais são os 8 principais benefícios do café para a sua saúde, que tal adquirir grãos de qualidade para fazer essa bebida saborosa em sua casa? Em nosso site é possível comprar o Café Dydyo, com grãos especialmente selecionados e que geram um blend incrível!

Dydyo Refrigerantes