9 passos para aprender a andar de bike

janeiro 06
9 passos para aprender a andar de bike

Andar de bike é um dos exercícios mais legais que existem. A maioria das pessoas aprende a andar de bicicleta ainda quando criança. No entanto, ainda tem muito adulto que adoraria sentir o sabor da liberdade guiando uma simples magrela. Se você é uma dessas pessoas, veja agora 9 dicas (duas delas práticas) para aprender de vez a pedalar.

1.  Escolha a bicicleta adequada para você

Esse cuidado é fundamental. Opte por uma bicicleta confortável, ideal para o seu tamanho e que você consiga pôr os pés no chão com tranquilidade.

2.  Verifique se o freio está funcionando corretamente

Experimente se o freio funciona. Não deixe para fazer isso apenas quando já estiver em cima da bicicleta. Mantenha dois dedos em cima do freio, mas sem pressioná-lo. Use-o quando achar que está indo rápido demais e não aperte com muita força.

3. Treine em superfícies planas

Escolha lugares amplos, planos, sem buracos, pedras ou outros obstáculos. Se puder treine em um gramado que, além de ser macio ainda amortece possíveis quedas.

4. Conte com a ajuda de alguém

É legal ter por perto alguém para dar aquela força, estimular, ajudar você a se equilibrar e vibrar junto quando você conseguir. Convide um amigo ou um parente para ser seu professor durante as aulas de bicicleta.

5. Proteja-se das quedas

Cair é o principal medo de quem está aprendendo a andar de bike. Mas, não se preocupe porque cair é normal no início. O que você pode fazer para amenizar as quedas é aprender a usar o freio corretamente e se proteger usando os acessórios adequados como capacete, cotoveleiras e joelheiras.

6. Aprenda a se equilibrar

Essa é a primeira dica prática e vai ensinar você a se equilibrar em cima da bicicleta. É o que muita gente considera mais difícil, porém é mais fácil do que você pensa. Primeiro, sente na bicicleta de forma que seus pés encostem no chão.

Empurre a bicicleta com o seu corpo, dando impulso com os pés no chão. Depois, erga os pés e tente se manter equilibrado com eles no ar, longe do chão. Faça isso até se sentir mais seguro ao realizar o movimento.

7. Experimente a primeira volta

O próximo passo é dar a primeira volta, dessa vez com os pés no pedal. Ponha o pedal na posição certa, 45º. Use sempre a mesma perna para dar o primeiro empurrão no pedal. Impulsione o corpo junto, encaixe o outro pé no segundo pedal e tente se manter em equilíbrio.

Tente ganhar mais velocidade porque é assim que você conseguirá se equilibrar melhor. Segure o guidão com firmeza e não se esqueça de apertar o freio e pôr os pés no chão quando achar que está se desequilibrando.

8. Olhe para a frente

É normal ficar olhando para o pneu ou para o chão quando estamos começando a pedalar. Parece que assim nos sentimos mais no controle da situação, sabendo bem onde estamos “pisando”. Mas, resista a essa tentação e olhe sempre para a frente. Foque apenas em se manter em equilíbrio.

9. Não desista

É verdade que você pode cair algumas vezes durante o aprendizado, mas não dê tanta importância a isso porque é normal. Basta se proteger com os acessórios certos. Quanto mais você treinar, mais rápido você irá aprender e depois nem pensará mais em possíveis quedas.

O importante é não desistir. Andar de bike, além de ser divertido, também é muito saudável e contribui demais para a sua qualidade de vida.

 

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