A importância da atividade física para o bem estar emocional

setembro 25
A importância da atividade física para o bem estar emocional

Você sabia que a atividade física contribui também para o bem estar emocional? Não? Então saiba tudo neste artigo.

Não só de corpo vivem as atividades físicas!

Além de serem muito benéficas para o corpo como um todo, a prática de atividade física regular pode influenciar de forma direta e positiva no seu bem-estar emocional, promovendo equilíbrio das emoções e auxiliando no controle de estresse.

Porém, é muito comum que as pessoas pensem que os exercícios físicos atuem somente na parte “corporal” da história, já que ele previne e/ou melhora problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até câncer! 

Mas a saúde emocional também é extremamente beneficiada por essa prática, pois além de melhorar o humor e a autoestima, a atividade física prazerosa diminui a chance de que você venha a desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Corpo são e Mente sã andam juntos

A vida está cada vez mais corrida e sobrecarregada de tarefas, o que pode acarretar uma fragilização emocional, bem como favorecer o aparecimento de doenças!

Se o seu emocional estiver fragilizado, ele pode vir a afetar vários sistemas do seu corpo: 

  • cardiológico
  • respiratório
  • gastrointestinal
  • dermatológico
  • endócrino
  • nervoso

E ocasionar doenças  relacionadas a isso, tais como :

  • síndrome do pânico
  • depressão
  • crises de ansiedade
  • estresse crônico
  • fibromialgia

Veja agora como a atividade física pode prevenir e melhorar tudo isso.

Como o exercício físico atua no seu bem estar emocional

Durante a prática de atividade físicas nosso corpo libera uma substância chamada Endorfina, um hormônio que funciona como um remédio de alegria e atua diminuindo o estresse, o mau humor, relaxando as tensões e mandando a  ansiedade pra escanteio. 

O melhor é que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas depois do exercício e seus efeitos benéficos podem durar até 72 horas no seu corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Isso dependerá da intensidade e da duração do exercício, já que ele vai regular a concentração de endorfina no sangue.

Por isso, para manter uma boa saúde mental, é preciso cuidar bem do seu corpo, praticando exercícios físicos, ingerindo muita água, dormindo bem e alimentando-se de forma adequada.

Atividade física é um pacote completo

Ela melhora a circulação sanguínea, e não beneficia somente o corpo, tendo atuação na melhora das funções cognitivas, promovendo bom humor, melhora da memória e da aprendizagem. 

Para os idosos, ela é quase que indispensável, pois auxilia a retardar a diminuição da mobilidade física e do comprometimento cognitivo que vem junto com a velhice.

Mas todos esses benefícios somente podem ser alcançados com uma rotina de atividade física moderada e regular, respeitando os limites de cada pessoa.

O acompanhamento de um profissional da área mostra-se imprescindível para uma avaliação física e acompanhamento regular. 

Também é necessário que você encontre o tipo de atividade que mais lhe agrada.

Não adianta fazer algo que você não encontre prazer, busque o exercício que te deixa mais realizado e animado. As modalidades são muitas, basta achar a que melhor se enquadre no seu perfil.

Mexa seu corpo e nutra sua mente

Além de todas essas dicas, temos mais algumas pra deixar sua mente cada dia melhor e mais plena:

  • Mantenha-se em contato com a natureza.
  • Evite ficar muito tempo no celular
  • Tenha um tempo para seu lazer
  • Conviva com amigos e familiares
  • Tenha um hobby
  • Pratique meditação 
  • Dedique tempo para as pessoas que são especiais pra você

E é claro, não esqueça de hidratar seu corpo com as águas Kaiary, pura, limpa e cristalina, ideal pra te refrescar antes, durante e após a atividade física!

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