Água, fonte de vida

fevereiro 22
Água, fonte de vida

Quantos copos de água você bebeu hoje? Mesmo sabendo a importância deste precioso líquido para o corpo, muitas vezes esquecemos de ingerir a quantidade necessária para hidratação e bom funcionamento do nosso organismo. Uma questão que causa controvérsias é a quantidade ideal de consumo diário. Alguns médicos propõem uma média de dois litros de água por dia. Em seu canal no You Tube, o Dr. Dráuzio Varela afirma que não há como informar o quantitativo exato, tendo em vista que a necessidade é diferente para cada pessoa.

Polêmicas a parte, o importante é saber que a ingestão de água, na medida certa, traz benefícios para nosso corpo, que na fase adulta representa aproximadamente 60% do peso.

Hidrate sempre

A falta do líquido no corpo causa a desidratação, dificultando o desenvolvimento de funções normais e em casos mais graves levando o indivíduo a morte. Com o alerta para doenças como dengue, zika e chikungunya é preciso muita atenção pois febre, vômito e diarreia desidratam o corpo rapidamente e o recomendado nesses casos é hidratar sempre.

Bebês, crianças e idosos estão mais vulneráveis a desidratação. É necessário um cuidado especial, pois geralmente precisam de auxílio para que o consumo de água seja adequado, principalmente se estiverem doentes.

Sintomas de desidratação

Fique alerta se você sentir ou observar sinais como: boca seca e pegajosa, pele seca, tonturas, dor de cabeça, prisão de ventre, sede, pouca produção de urina e sonolência e cansaço acentuados. Verificando essas reações busque ajuda médica para confirmar o diagnóstico e para o tratamento correto.

Tecnologia

Se você é daquelas pessoas que depois que iniciam algo esquece de consumir o líquido, aproveite a tecnologia. Alguns aplicativos calculam o quanto de água você precisa beber durante o dia. O site Ativo, fez uma seleção dos melhores aplicativos para te ajudar. Confira:

1 – Water your body

Você só precisa registrar o peso para saber a quantidade de líquido que deve ingerir. Informe o quanto quer beber água e o aplicativo indica as horas ideais para o consumo. Também são mostrados gráficos de ingestão de líquidos e do peso.
2 – Waterbalance

Após registrar seu peso, altura e idade, o aplicativo calcula a quantidade de água necessária durante o dia. Basta você adicionar no app tudo o que beber. Ele também avisa quando você tem que beber mais água e faz gráficos sobre sua hidratação. Disponível para iPhone e Android. Em inglês. Gratuito.

3 – Hydro
Além da altura, idade e peso, o aplicativo também leva em conta a temperatura local para calcular a quantidade de líquido necessária. Oferece gráficos do consumo diário. Disponível para iPhone e Android. Em português. Gratuito.

4 – Beba água

O aplicativo foi desenvolvido para lembrar você a Beber Água na hora, e na quantidade escolhida, fornecendo ainda um relatório para você avaliar melhor os seu hábitos. Através de seu iphone, ipod ou Ipad, este aplicativo não deixará você esquecer de se manter hidratado, tornando-se o melhor e mais barato aliado para a manutenção da sua saúde. Disponível para iPhone (USD  0.99) e Android (gratuito). Em português.

5 – Beba água alarme

Esse aplicativo nada mais é do que um lembrete sonoro para você beber água nos horários que registrar. Disponível para Android. Em inglês. Gratuito.

6 – Drinking water

Coloque quantos copos de água você quer beber por dia e o aplicativo te avisará. Também mostra gráficos de hidratação. Disponível para  Android. Em inglês. Gratuito.

Fica o alerta para que você não descuide de sua saúde e busque maior qualidade de vida para aproveitar e brindar ótimos momentos com as pessoas que você gosta.

Dydyo Refrigerantes