Ao mestre, com carinho

outubro 15
Ao mestre, com carinho

Hoje é dia de homenagear um dos mais importantes profissionais que passam por nossa trajetória: o professor.

Você lembra do seu primeiro professor? Figura essencial na nossa vida, o profissional em educação torna-se um referencial a ser seguido desde a infância. Dedicar tempo e paciência a uma turma com dezenas de estudantes é um desafio muitas vezes exaustivo e atualmente até perigoso, mas quando há interesse dos alunos em aprender tudo é compensado.

chalk-1422016-1280x960 school-1551049-1919x2714

Educação é transformação!

O título deste post faz referência a um filme produzido em 1967. “Ao Mestre, com carinho” (To Sir, With Love) é um exemplo de como isso é possível. A história conta como um professor mudou a realidade de estudantes de uma escola da periferia de Londres. Este é um dos exemplos que o cinema nos traz. Outras produções como: “O Clube do Imperador”, “Sociedade dos Poetas Mortos” e até o recente seriado “Glee” mostram como o incentivo dos mestres mudam comportamentos e o futuro de estudantes.

O envolvimento de professores em projetos que mobilizem os alunos tem esse poder transformador. Exemplo disso são as atividades extras no âmbito escolar, geralmente desenvolvidas na área de esporte e onde vários talentos são descobertos.

Oficializado nacionalmente pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de Outubro de 1963, a declaração traz no Art. 3º o seguinte: “Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”, ou seja, é um dia de homenagens. Portanto, neste 15 de Outubro parabenizamos a todos os professores que contribuem na formação de um mundo melhor.

Dydyo Refrigerantes