Atividades Laborais – 5 dicas interessantes para praticar em casa

fevereiro 16
Atividades Laborais – 5 dicas interessantes para praticar em casa

Com a quarentena, muitos profissionais tiveram que se adaptar ao trabalho home office, aquele exercido em casa. Essa prática, que se tornou recorrente em 2020, trouxe alguns problemas para esses trabalhadores, principalmente em relação à postura e excesso de trabalho. As atividades laborais são importantes nesse aspecto porque melhoram a qualidade de vida do trabalhador, além de garantir melhor desempenho e produtividade. Confira a seguir algumas dicas de como se exercitar em casa e render melhor no trabalho.

Atividades laborais para praticar em casa

1. Prepare-se para a hora da atividade laboral

Reserve um horário no seu dia, sem interrupções, para alongar e mexer o corpo. Fique na posição em que será realizado o exercício, que pode ser sentada ou em pé. Relaxe a musculatura do corpo, respire e inspire devagar e repita cada atividade com calma e observando a resposta do seu corpo às intervenções.

2. Use a cadeira para alongar

Sim, é possível se exercitar também sentada. O primeiro exercício é simples: apoie bem as costas no encosto da cadeira e eleve cada uma das pernas, alternando-as. Depois, estenda as mãos para a frente, entrelace os dedos e erga as mãos alongando bem os braços.
Ainda sentado, faça exercícios de rotação com a cabeça, movendo-a de um lado para o outro com cuidado. Após, ponha a mão direita sobre a orelha esquerda e puxe a cabeça para o lado devagar. Repita o procedimento com a outra mão.

3. Exercite a sua panturrilha

A panturrilha é o segundo coração do corpo humano. Ela é responsável pelo bombeamento do sangue na região dos membros inferiores. Quem fica muito tempo sentado, corre o risco de sofrer com inchaços, dores e cansaço nas pernas, além de problemas circulatórios.
Um exercício excelente para exercitar a panturrilha é ficar em pé, apoiar as mãos na parede e fazer o movimento de ficar nas pontas dos pés, subindo e descendo. Repita esse exercício pelo menos 15 vezes, em dias alternados.

4. Respire corretamente

Parece mentira, mas muita gente não sabe como respirar direito. Nós nos acostumamos a fazer respirações curtas, aceleradas e entrecortadas e só respiramos corretamente quando alguém nos impõe algum exercício. É o que você fará agora.
Puxe o ar pelo nariz devagar contando de 1 a 5. Solte o ar pela boca mais rapidamente. Faça esse exercício todos os dias. Além de ser uma prática relaxante, a respiração completa ajuda a oxigenar o cérebro, estimula as ideias e favorece o trabalho do dia a dia.

5. Exercite as suas mãos

Um excelente exercício para evitar a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ocasionada por uso intenso de computadores, é o alongamento diário das mãos, incluindo dedos e pulso.
O primeiro deles é muito simples: estique os braços para a frente, com as mãos espalmadas. Mantenha uma mão aberta e use a outra para puxar os dedos da mão espalmada para trás. Faça o mesmo com a outra mão.
Outro exercício interessante é a rotação do pulso com os punhos fechados em ambos os sentidos.
Além dessas atividades laborais, há outras orientações que facilitam muito a vida de quem trabalha em casa.

Confira:

● Tenha uma garrafinha de água na sua mesa de trabalho para não ficar desidratado;

● Realize os exercícios por cerca de 20 segundos ou, se preferir, faça em torno de 10 repetições;

● Evite os excessos. Exercite-se dentro do seu limite.

● Não extrapole também a sua jornada de trabalho. Faça pausas. Alterne com atividades de casa e de lazer, além das horas de sono recomendadas.

Se você trabalha em casa e sente que nem sempre rende como deveria, talvez esteja precisando mexer o corpo e estimular o funcionamento do seu organismo. As atividades laborais podem auxiliar nesse quesito, garantindo mais produtividade aliado a uma vida saudável.

 

Leia também:

10 dicas para conciliar a rotina de trabalho com as atividades físicas

A alimentação ideal para quem pratica esportes

10 dicas para uma prática esportiva saudável

Dydyo Refrigerantes