Atividades lúdicas para educação infantil

agosto 24
Atividades lúdicas para educação infantil
Muitos pais estão tendo que se reinventar durante a quarentena, porque o tempo livre em casa é bem maior do que eles estavam acostumados. Sendo assim, é preciso pensar em atividades diferentes para chamar a atenção das crianças e para manter o aprendizado dos pequenos enquanto as aulas acontecem somente a distância.
Uma ótima maneira de fazer com que as crianças se divirtam e aprendam ao mesmo tempo é realizar atividades lúdicas com elas. Por isso, reunimos neste post 6 atividades para educação infantil na quarentena. Assim, você vai garantir que seu filho se divertirá durante o isolamento social e continuará se desenvolvendo!
1. Montar quebra-cabeças
Além de ser uma atividade divertida, montar um quebra-cabeça auxilia no desenvolvimento da memória, da coordenação motora e do raciocínio da criança. Se a montagem for feita em família, essa atividade ajuda ainda na melhora da comunicação e na capacidade de trabalhar em equipe do pequeno.
Afinal de contas, ele vai ter que se comunicar com os outros jogadores e todos terão que colaborar para encontrar o encaixe das peças. Existem diversos quebra-cabeças para idades e gostos diferentes, então é só pesquisar e escolher aquele que combina mais com seu filho!
2. Contar histórias
Contar histórias para crianças bem pequenas, como as que têm até 3 anos, é uma ótima maneira de entretê-las e trabalhar a concentração delas. Ao contar uma história, fazer vozes diferentes e até encenar os acontecimentos (por que não?) para seu filho, ele com certeza ficará entretido e vai treinar a concentração sem perceber.
Você pode inventar uma história, contar uma aventura que viu em um desenho ou em um livro. A origem da história não importa, o que não é indicado é utilizar muitos recursos tecnológicos nessa atividade, como tablets e celulares, pois eles não estimulam a interação social da criança.
Se você tiver um filho um pouco mais velho, uma ideia bacana é começar uma história e deixar que ele crie o meio ou final dela. Assim, ele também vai trabalhar a criatividade.
3. Produzir brinquedos e colagens
Fazer brinquedos e colagens com materiais que são facilmente encontrados em casa é excelente para estimular a educação infantil na quarentena, pois essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da imaginação dos pequenos, concentração, habilidades motoras e até na disciplina.
Para produzir os brinquedos e colagens, vocês podem usar potes de iogurtes, papeis de revistas, jornais, garrafas de refrigerantes e suas tampinhas, entre outros. Esses materiais podem virar carros, bonecos, um telefone sem fio, quadros… O resultado da brincadeira vai depender do que a família escolher.
Se o seu filho for bem pequeno, você deve orientá-lo na brincadeira e se ocupar das partes que podem ser mais perigosas, como cortar os materiais. Já se ele for um pouco mais velho, você pode dar mais independência para ele e deixá-lo escolher o que será feito com os materiais. Mas, lembre-se sempre de supervisionar e participar da brincadeira.
4. Cozinhar
Essa é uma atividade que já foi realizada por praticamente todos os adultos durante a quarentena. Mas, com as crianças, cozinhar pode se tornar um momento de diversão e aprendizagem!
Como cozinhar envolve muitos processos, você pode separar atividades para seu filho de acordo com a idade dele. Caso ele tenha 4 ou 5 anos, por exemplo, você pode deixá-lo quebrar ovos, mexer a massa ou fazer bolinhas com ela. Assim, ele vai desenvolver suas habilidades motoras.
Se ele for um pouco mais velho, você pode passar atividades um pouco mais complexas, como separar ingredientes na quantidade pedida pela receita. Dessa maneira, ele vai compreender na prática o que significa o peso e quantidades.
Ao cozinhar com a família, além de desenvolver habilidades motoras ou compreender conceitos, seu filho vai se divertir e criar boas memórias. E depois de finalizar a receita, é só pegar um refrigerante Dydyo, sentar ao redor da mesa e curtir o momento em família!
5. Brincar com cartas
Jogos com cartas são ótimos, porque você pode praticar várias atividades com elas! Se o seu filho já estiver na fase de alfabetização, por exemplo, vocês conseguem jogar jogos de perguntas e respostas para estimular a leitura.
Você pode, inclusive, criar esses jogos em casa para que eles se adequem melhor à fase que seu filho se encontra. Ao fazer um jogo de perguntas e respostas com assuntos que ele gosta, por exemplo, ele vai aumentar o seu vocabulário, melhorar a leitura e se divertir ao mesmo tempo.
Se ele for um pouco mais velho, escolha jogos que estimulem outros conhecimentos relevantes para seu aprendizado. O Banco Imobiliário, por exemplo, ensina a importância de economizar e investir bem seu dinheiro. Outro jogo interessante é o Perfil, que testa conhecimentos sobre história e geografia.
Caso seu filho ainda não saiba ler, você pode pegar cartas de qualquer jogo, como baralho ou Banco Imobiliário e brincar de montar castelos com elas. Assim, você vai estimular o raciocínio e a concentração dele.
6. Realizar atividades para movimentar o corpo
Movimentar o corpo também é muito importante para que seu filho se desenvolva de forma saudável. Por isso, você precisa se lembrar de praticar atividades em que ele precisa se mexer mais.
Se tiver um quintal em sua casa, vocês podem fazer uma amarelinha, pular corda, brincar de pega-pega, entre outros. Caso você more em um apartamento, também dá para se adaptar. Coloque na TV aquela música que ele gosta e dancem juntos. Sabe aquelas garrafas de refrigerante Dydyo que você ia jogar fora? Junte todas e faça um boliche em casa!
Com todas essas atividades lúdicas, a família inteira vai se divertir e seu filho vai continuar aprendendo e se desenvolvendo de forma saudável. Lembre-se de adaptar as brincadeiras para sua casa, a idade de seu filho e depois é só partir para a diversão!
Apesar dessas atividades serem extremamente necessárias para a educação de seu filho, sabemos também que todos merecem ter momentos de relaxamento em família durante o isolamento social. Então, depois de descobrir 6 atividades lúdicas para educação infantil na quarentena, que tal conferir 5 dicas de filmes para assistir em família?
LEIA TAMBÉM:

Dydyo Refrigerantes