whatsapp-imagem

10 dicas para andar de bicicleta com mais segurança
28 de janeiro de 2021

Andar de bicicleta traz muitas vantagens ao ciclista. Além de ser um excelente meio de locomoção, o ciclismo ajuda no emagrecimento, mantém o corpo mais saudável e bem-disposto. Mas, para isso é preciso seguir algumas regrinhas básicas para garantir mais segurança e satisfação ao andar de bike. Vamos conhecer algumas dicas?

Como andar de bicicleta em segurança

1. Use itens básicos de segurança
Capacete, luvas, óculos de proteção são fundamentais para quem anda de bicicleta e protege o ciclista de consequências mais graves em caso de algum acidente. É sempre bom se prevenir.

2. Esteja sempre visível para os motoristas
Ter esse cuidado é essencial para evitar colisões. Evite transitar entre carros, cuidado com plantas que invadem a pista e evite ultrapassagens.

3. Use sinais sonoros, visuais e gestuais durante o trajeto
Um equipamento simples e que funciona muito é a buzina que deixa claro que há um ciclista passando. Para quem pedala à noite, vale apostar também no sinalizador traseiro, facilmente visível e que evita muitos acidentes.
Os gestos também são fundamentais porque facilitam a boa convivência entre ciclistas, pedestres e motoristas. Use as mãos para pedir passagem, para avisar que vai mudar de faixa ou posição ou até mesmo para pedir mais espaço na rua.

4. Conheça o caminho antes de se aventurar
Se você está começando a andar de bicicleta, seja por puro prazer ou para ir ao trabalho, cuidado com o caminho. É muito importante começar devagar, conhecendo a estrada e ficando atento aos buracos, inclinações, desvios, entradas e saídas de veículos para pedalar com mais segurança.

5. Siga o fluxo do trânsito
É verdade que andar de bicicleta no sentido contrário dos carros é mais atraente porque estamos vendo os veículos e isso nos deixa mais seguros. Mas, o fato é que, caso aconteça algum acidente, o impacto sofrido por quem está na contramão será muito maior.
Por questões de segurança, o ideal é que o ciclista ande sempre seguindo o fluxo natural dos carros, dentro da área permitida.

6. Use a ciclovia
Para que ciclistas, pedestres e motoristas possam compartilhar as ruas de maneira segura para todos é fundamental que cada um circule na sua faixa. Pedestre deve usar a calçada, o motorista deve usar a pista destinada a ele e o ciclista deve usar a ciclovia.

7. Evite o fone de ouvido
Andar de bicicleta usando fone de ouvido pode ser mais relaxante ou estimulante, dependendo da música que está tocando, mas não é uma prática interessante porque o fone de ouvido evita que você ouça barulhos na rua e que podem ajudar você a se esquivar de algum acidente ou outro problema semelhante.

8. Cuidado ao ultrapassar o sinal
É muito comum ver ciclistas ultrapassando o sinal vermelho, aproveitando que carros e motos estão parados. Apesar de ser uma estratégia muito usada para acelerar o trajeto, é muito arriscado porque pode causar acidentes envolvendo carros ou pedestres que estão usando a faixa.

9. Mantenha a bicicleta em boas condições
É fundamental que a sua bike esteja sempre em boas condições de uso. Vá constantemente a uma oficina especializada e faça pequenos reparos em casa para evitar ser pego de surpresa na rua com algum defeito facilmente perceptível em uma análise de rotina.

10. Tenha sempre uma garrafinha de água à disposição
Sim, é muito importante ter algum lanche rápido na bolsa e uma garrafa de água Kaiary disponível. Além de matar a sede, a água alivia o cansaço, oxigena o cérebro e estimula a conclusão do trajeto. Não esqueça desse acessório básico, hein?
Agora que você já sabe como andar de bicicleta com mais segurança, não tem mais desculpa para deixar a bicicleta em casa, não é verdade? Além de manter um corpo mais saudável, a bike é um excelente exercício e contribui muito para uma vida mais feliz.

Leia Também

O que faz você feliz?

Exercícios para lazer aumentam expectativa de vida em até sete anos

A alimentação ideal para quem pratica esportes

Dydyo Refrigerantes - Shopping

Produtos Exclusivos Dydyo

Só escolher o produto que entregamos pra você em todo estado de Rondônia e o melhor, com Frete Grátis!

Saiba Mais

Compartilhar

Mais Notícias

Convenção de Vendas 2024: Construindo Metas e Alinhando Propósitos

A Convenção de Vendas 2024 da Dydyo foi marcada pelo objetivo primordial de aproximar as pessoas,

Um Dia Inesquecível na Confraternização de Final de Ano da Dydyo

No último dia 9 de dezembro, a Dydyo Refrigerantes reuniu seus colaboradores em um evento

Dydyo Promove Campanha de Outubro Rosa em Parceria com o Hospital de Amor

No dia 07 de outubro de 2023, último sábado, a Dydyo refrigerantes, realizou uma campanha em