Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta Feira Negra. É a sexta-feira depois do dia de Ação de Graças. Este termo teve origem nos Estados Unidos, e é um dia especial porque as lojas fazem grandes descontos, e por isso muitas pessoas compram presentes para o Natal e produtos que desejaram durante o ano. Acontece sempre na última Sexta-feira do mês de Novembro, este ano será dia 24.
No Brasil, desde 2010, o comércio aproveita a Black Friday sempre em uma sexta-feira próxima à data norte-americana. Na primeira edição, apenas as lojas virtuais aderiram ao dia. Atualmente, há um estímulo para que todas as lojas nacionais participem da promoção, tanto as físicas como as de e-commerce. Segundo o SEBRAE a data pode ser uma grande oportunidade para os pequenos negócios que querem aumentar suas vendas e prospectar novos clientes, mas atenção, para saber como vender mais na Black Friday é preciso de estratégia.
Quando a black Friday surgiu no Brasil, muitos maquiaram os preços para que parecerem menores durante a ação, o famoso jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Porem, atualmente os consumidores estão cada vez mais atentos pesquisando os preços antes para não serem enganados no dia da promoção. Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso!
Planejamento: o planejamento é importante em qualquer momento empresarial. Em datas especiais como a Black Friday a atenção deve ser redobrada e por isso é importante que o empresário trace um plano de ações da empresa com antecedência (focado em marketing, logística, comercial, estoque e tecnologia) especialmente para esse dia, estimulando a fidelização do cliente.
Equipe: prepare sua equipe e reforce o time se necessário.
Marketing: é necessário divulgar a ocasião com antecedência para os clientes, liberando antecipadamente algumas ofertas. Invista nas redes sociais, site, tv…
Atendimento ao cliente: é importante estabelecer canais de relacionamento com o consumidor, por exemplo, e-mail marketing. A ação estimula as compras dos clientes que se interessam por determinado produto ou marca.
Descontos: transparência é fundamental entre empresas e clientes. Divulgue sempre a redução real e o máximo de informações, como preço inicial, final e porcentagem. Clientes antigos (já cadastrados) podem ter uma porcentagem maior de desconto.
Peças-chave: ofereça e destaque os produtos que são desejados, os mais vendidos ou mais procurados. Dessa forma é possível atrair clientes que visitam o site e também ampliar as vendas de outros itens. Ofereça um detalhamento de cada mercadoria, com informações completas e imagens de qualidade.
Logística: trace estratégias e estabeleça parcerias comerciais para entregar os produtos no prazo informado, mesmo com um maior fluxo de vendas. Se o frete for muito alto ou o prazo de entrega for longo, é possível que o cliente desista da compra.
Capacidade: o sistema deve estar preparado para um grande número de acessos, caso contrário o site pode ficar instável e sair do ar, impossibilitando que os consumidores finalizem suas compras.
Suporte: quanto mais ágil for a empresa na hora de entrar em contato com o cliente para sanar as possíveis dúvidas e dificuldades, mais satisfeito ele estará com a marca. Tendo em vista que a Black Friday dura apenas um dia, é importante ter um suporte 24h na data.
Pagamento: ter uma variedade de opções de pagamento, por exemplo, boleto, pay pal e cartões de crédito, além de condições de parcelamento especiais, é um diferencial para o negócio, ainda mais se a empresa efetua transações de tíquete médio mais alto.
Segurança: o cliente deve saber que o site é seguro e as informações fornecidas serão confidenciais.
Pós-venda e fidelização: aproveito o momento para conhecer o seu cliente e fidelizá-lo. Possibilite excelentes experiências de compras para os seus clientes.
Atualmente é quase impossível alguém não ter acesso à internet e smartphones. E grande parte das pessoas conectadas usa a tecnologia aliada para fazer pesquisas, principalmente quando o assunto é compras, e um dos meios que tem sido a primeira opção na hora da busca são as redes sociais.
Independente do seu tipo de negócio, sua marca deve ter alguma rede social para ficar mais próximo do consumidor, pois quando ela passa a ser presente na timeline automaticamente fica gravada na memória, e isso atrai para que ela vivencie seu produto e compartilhe.
– Planeje suas publicações, durante a semana publique assuntos relevantes ao que estará por vim no dia 24, organize-se e pense em tudo que seria interessante mostrar e postar antes do evento para que chame atenção. No dia da Black Friday utilize stories, vídeos curtos e lives.
– Crie banners, invista no design com artes que chame atenção. Ponha seu logotipo junto ao da Black Friday e divulgue durante a semana em todos os meios possíveis. Uma arte bem feita é uma ótima estratégia e pode gerar vários prints.
– Altere as imagens, utilize as artes para por em seus perfis, capas, status, stories, esse é um bom momento e muitos estarão de olho.
– Lembre seu cliente da ação, utilize e-mail, direct, bate-papo, whatsapp para comunicar sobre o evento e convidar. Pense na oportunidade de como vender mais nessa black Friday sem ser chato ao ponto de incomodar o cliente, seja prático, por isso planeje, ainda da tempo.
A Dydyo é uma empresa que tem responsabilidade social e também se importa com o crescimento de seus clientes. Por isso teremos semanalmente conteúdos exclusivos para melhorar e fazer crescer seu empreendimento.
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