whatsapp-imagem

Esportes para crianças: 5 opções que ajudam no desenvolvimento
02 de junho de 2021

Os esportes voltados para as crianças são uma ótima opção não só para ocupar o tempo e fazê-las gastar energia, mas também para estimular e promover o desenvolvimento dessa galerinha. São atividades praticadas de maneira lúdica, para facilitar o aprendizado, promover a interação com outras pessoas e desenvolver novas habilidades. Tudo de forma prazerosa e muito divertida. Conheça agora 5 esportes excelentes para crianças e seus principais benefícios.

5 esportes para ajudar no desenvolvimento infantil

Na lista dos esportes indicados para crianças temos as atividades coletivas, praticadas em grupo, e aquelas que podem ser executadas individualmente. Na hora de escolher, leve em consideração a afinidade da criança e suas principais necessidades.

Os esportes praticados em grupo são uma ótima opção para os pequenos porque, além de estimular o desenvolvimento físico e mental também favorecem a interação com outras crianças, criando e fortalecendo laços de amizade e melhorando o convívio social.

Contudo, se a criança preferir se exercitar sozinha, não há problema algum. O importante é escolher um esporte e fazer da prática um hábito. Vamos conhecer algumas opções?

1. Natação

Um dos esportes mais praticados por crianças é a natação. A atividade melhora a flexibilidade e a respiração, fortalece os músculos e estimula a coordenação motora. Além disso, as crianças se divertem muito, principalmente quando estão em grupo. Bebês a partir de 6 meses já podem começar a nadar.

2. Futebol

O futebol talvez seja o esporte mais popular em todas as faixas etárias. É acessível e pode ser praticado em equipe ou até mesmo em dupla, além de agradar a meninos e meninas. A criança melhora o equilíbrio, tem melhor noção de espaço, aprende a competir de forma saudável e amplia o relacionamento com outras crianças, fazendo novas amizades.

O futebol de salão, também chamado de futsal, é a modalidade mais praticada, principalmente dentro das escolas. Mas, temos também o futebol de campo que oferece os mesmos benefícios aos praticantes.

3. Vôlei

O vôlei é indicado para crianças que tenham mais de sete anos de idade. É um esporte que deve ser praticado em equipe ou em duplas. Os principais benefícios desse esporte são o aumento da resistência física, o estímulo dos reflexos visuais, a tomada rápida de decisão, a melhora da agilidade, equilíbrio e aumento da concentração.

4. Handebol

Mais um esporte praticado em equipe que favorece bastante o desenvolvimento psicológico e físico das crianças. O handebol, assim como o vôlei, faz com que a criança tome decisões mais rapidamente. A modalidade aumenta a resistência física e a concentração. É um esporte muito dinâmico e exige muito foco durante a prática.

5. Lutas: Judô, Jiu-Jitsu, Karatê

Dentro das atividades individuais, temos as lutas que também são esportes muito procurados tanto por pais quanto por crianças que se encantam pelos movimentos e pelas competições.

Crianças a partir de 4 anos de idade já podem começar a praticar algum tipo de luta. Os principais benefícios desse esporte são: aumento da força e da resistência física e respiratória, desenvolvimento dos reflexos, aumento da concentração e equilíbrio.

O esporte é fundamental para o desenvolvimento infantil em todos os aspectos. Além de promover o bem-estar físico, com redução de peso e desenvolvimento de habilidades motoras, o esporte também contribui para a saúde mental dos pequenos, auxiliando-os a lidar com as emoções e com a convivência em sociedade. Contudo, não devemos esquecer que a prática deve ser prazerosa para a criança. Assim, ela se torna uma atividade completa.

LEIA TAMBÉM:

Água Mineral: uma fonte de benefícios para a saúde

Atividades lúdicas para educação infantil

Crianças em casa: 7 atividades para fazer com os pequenos na quarentena

Dydyo Refrigerantes - Shopping

Produtos Exclusivos Dydyo

Só escolher o produto que entregamos pra você em todo estado de Rondônia e o melhor, com Frete Grátis!

Saiba Mais

Compartilhar

Mais Notícias

Medalha Mérito de Comunicação Social da PM – RO

Dydyo Refrigerantes recebe Medalha Mérito de Comunicação Social da PM – RO Empresa foi

14 dicas profissionais para organizar o guarda-roupa

O seu guarda-roupa está uma bagunça e você não sabe por onde começar a arrumação? Hoje nós

Qual o melhor tipo de vinho para a saúde

Se você não dispensa uma taça de vinho na sexta à noite ou durante um delicioso jantar, saiba