whatsapp-imagem

Quais os benefícios do esporte na adolescência?
31 de agosto de 2021

Dados obtidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em uma pesquisa realizada em 2019, concluíram que adolescentes entre 11 e 17 anos não têm o hábito de praticar atividade física, o que é extremamente prejudicial para o seu desenvolvimento em todos os aspectos. Se a atividade física é importante para todas as pessoas, nessa fase da vida manter o corpo em movimento é ainda mais essencial porque participa diretamente da formação desses jovens, transformando-os em adultos saudáveis.

Principais benefícios do esporte para adolescentes

A prática diária de algum esporte melhora não só o funcionamento do corpo, mas também ajuda na manutenção de uma mente saudável, essencial nessa época em que o turbilhão de emoções é tão comum na época da adolescência. Confira.

  • Melhora do sistema cardiorrespiratório;
  • Aumento do fôlego durante a prática do exercício e de outras atividades;
  • Melhora da convivência social com outros adolescentes;
  • Redução do estresse, ansiedade e quadros de depressão;
  • Equilíbrio das emoções, sempre muito intensas na adolescência;
  • O esporte ajuda o adolescente a se manter afastado do consumo de álcool, cigarro e outras drogas;
  • Melhora a autoestima;
  • O adolescente aprende a lidar com frustrações e também compreende a necessidade de respeitar regras;

Além de contribuir para uma vida saudável na fase da adolescência, o esporte, quando praticado com frequência, também traz benefícios para esse adolescente quando ele alcança a idade adulta. Até os estudos acadêmicos são afetados positivamente pela prática esportiva.

Como despertar o interesse do jovem pelo esporte

Quando o adolescente não pratica nenhum esporte, os pais acham um pouco difícil introduzir este hábito na rotina deles. Contudo, é importante fazer um esforço e despertar neles o interesse por alguma modalidade.

O primeiro passo é conversar com o adolescente sobre a importância do esporte para a saúde e oferecer a ele diferentes opções para facilitar a escolha. Algumas academias e centros esportivos oferecem aulas experimentais e pode ser uma ótima maneira de introduzir o jovem no esporte.

Outra forma de motivar o adolescente é estimulá-lo a praticar a atividade com outra pessoa, que pode ser um parente ou um amigo. Atividades em grupo, aliás, são excelentes maneiras de se divertir, fazer amizades e cuidar do corpo ao mesmo tempo.

Esportes indicados para adolescentes

Qualquer esporte pode ser praticado pelos adolescentes. O ideal é que a opção escolhida seja gostosa, agradável e realmente do interesse do adolescente, para que ele se sinta motivado a executá-la todos os dias. Confira a lista de esportes mais comuns:

  • Atividades coletivas: basquete, vôlei, futebol, handebol;
  • Natação;
  • Artes marciais: judô, karatê;
  • Dança;
  • Balé;
  • Musculação.

Dose diária de atividade física recomendada

O recomendado é que o jovem faça alguma atividade física por, pelo menos, uma hora todos os dias. Contudo, apesar do vigor comum dos adolescentes, é preciso tomar cuidado para evitar lesões decorrentes da prática irregular do esporte.

Além de evitar os excessos, o adolescente também precisa se manter hidratado durante toda a prática esportiva. Portanto, faça com que ele carregue sempre uma garrafa de água Kaiary com ele. A água alimenta, alivia o calor, refresca o corpo e o cérebro, além de manter o corpo bem-disposto, mesmo após o exercício físico.

Como vimos, o esporte é essencial na vida de todos, especialmente durante a fase da adolescência. Além de promover saúde física, a prática diária de esporte também estimula a saúde mental do indivíduo, incentiva o convívio social e o equilíbrio emocional de todos.  

Dydyo Refrigerantes - Shopping

Produtos Exclusivos Dydyo

Só escolher o produto que entregamos pra você em todo estado de Rondônia e o melhor, com Frete Grátis!

Saiba Mais

Compartilhar

Mais Notícias

Festa de lançamento do Gin Limão em Porto Velho foi um sucesso!

A Festa de lançamento do Gin Limão em Porto Velho que aconteceu no dia 03/09 na Theodoro’s

Basquetebol: regras básicas para aprender e começar a praticar

O basquetebol é um dos esportes coletivos mais praticados dentro e fora do Brasil. O objetivo do

Colaboradores Dydyo participam do Rally a Pé da Amazônia

Equipe OU MAIS ficou em segundo lugar na competição. Com a tradição de incentivar ações