Como podemos evitar a propagação do coronavírus?

agosto 31
Como podemos evitar a propagação do coronavírus?
Como ainda não há uma vacina para o coronavírus (Covid-19), doença que já contaminou mais de 25 milhões de pessoas no mundo, todos devem continuar se protegendo e realizando medidas que evitem a propagação do coronavírus.
Para que você saiba como se proteger e também proteger o próximo, fizemos uma lista com os principais cuidados para evitar a disseminação da Covid-19.
Como evitar a propagação do coronavírus
Lave as mãos com frequência
Lavar bem as mãos frequentemente é fundamental para evitar a propagação de coronavírus, porque essa ação é capaz de eliminar vírus e bactérias que possam estar nessa região. Mas, para isso, você precisa lavar bem sua mão com sabão por, pelo menos, 50 segundos.
Lembre-se de esfregar as mãos por aproximadamente 20 segundos, limpar bem o espaço entre os dedos e o punho. Tenha sempre um álcool em gel com você também, porque se não houver um lugar para lavar as mãos, você pode limpá-las com o álcool. E, se você não estiver com a mão lavada, não toque seu nariz, boca e olhos.
Use máscara
Uma das principais formas de contágio do coronavírus é de pessoa para pessoa, quando uma dessas expele gotículas infectadas ao falar, tossir ou espirrar. Como usar uma máscara que tampa o nariz e a boca reduz a distância percorrida por essas gotículas, esse item se tornou fundamental para evitar a propagação de Covid-19. Por isso, não se esqueça de pegar sua máscara sempre que sair de casa e usá-la corretamente, ou seja, cobrindo sua boca e nariz.
Tussa ou espirre da forma adequada
Na pandemia, não é indicado tossir ou espirrar da forma que muitos estão acostumados, isto é, colocando a mão no rosto. Para se proteger e proteger outras pessoas, o recomendado é cobrir a boca e o nariz com a parte interna de seu cotovelo dobrado ou com um lenço descartável.
Se você optar pelo lenço, lembre-se de jogá-lo fora logo depois de utilizá-lo e de lavar as mãos ou limpá-las com álcool em gel.
Evite aglomerações
Evite frequentar lugares lotados, como locais públicos, e não vá a reuniões familiares ou entre amigos. Se você for ao supermercado ou utilizar o transporte público, tente ir em horários de menor pico.
Além disso, lembre-se de ficar a, pelo menos, 1 metro de distância das outras pessoas. Caso você cumprimente conhecidos na rua, faça isso a distância também. Isto é, não dê um aperto de mão, beijos ou abraços.
Se puder, fique em casa
Sabemos que nem todos podem ficar em casa, porque precisam sair para trabalhar, por exemplo, ir ao mercado ou à farmácia. Mas, evite sair de casa para fazer atividades que não são essenciais. Assim, você estará se protegendo, protegendo sua família e os demais que estão a sua volta.
O que fazer se você tiver sintomas
Realizar as ações listadas acima é essencial para não se contagiar e evitar a propagação do coronavírus. Mas, você sabe o que deve fazer se tiver sintomas de Covid-19? Existem duas recomendações, dependendo dos seus sintomas.
Se você não fizer parte do grupo de risco (idosos, pessoas com pressão alta, diabetes, câncer, doenças cardíacas ou pulmonares) e tiver sintomas leves, como tosse e febre fracas, o indicado é ficar em casa. Isole-se dos demais moradores e monitore seus sintomas.
Já se você tiver sintomas mais fortes, como tosse forte, dificuldade de respirar e dor no peito, o recomendado é procurar um atendimento médico.
Lembre-se dessas recomendações e se cuide para continuar saudável e evitar a propagação do coronavírus. Agora que você já sabe como se proteger, confira como controlar a alimentação das crianças na quarentena!

Dydyo Refrigerantes