Empreendedorismo nas escolas 

abril 07
Empreendedorismo nas escolas 

A palavra crise é uma das mais utilizadas na mídia global nos últimos tempos, seja pela situação política ou econômica do Brasil e do mundo, mas essa palavra pode ser substituída por outra bem mais forte: empreendedorismo, já pensou nisso?

Incentivar este pensamento é o principal objetivo da Junior Achievement, associação educativa que busca despertar nos jovens visão empreendedora através de atividades e palestras realizadas em escolas. O trabalho, desenvolvido com ajuda de voluntários e empresas parceiras, já abrange mais 10 milhões de jovens por ano em todo o mundo. No Brasil já foram mais de 4 milhões de beneficiados e em Porto Velho aproximadamente 6 mil alunos da rede pública e particular participaram do programa de palestras em 2015. O sucesso foi tanto que agora o projeto está sendo ampliado para escolas de outras cidades rondonienses e a primeira e esta semana Ariquemes será contemplada.

A Junior Achievement é a mais antiga associação de empreendedorismo do mundo. Fundada nos Estados Unidos com a intenção de levar um conhecimento a mais que o ensino secular não oferece. Tem como missão “inspirar e preparar jovens, despertando seu espírito empreendedor para serem bem sucedidos na sociedade e em uma economia globalizada, transformando-os em cidadãos qualificados e realizados, que possam contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

 

Em Rondônia conta com o apoio da empresa Dydyo Refrigerantes para levar aos estudantes de todo estado a importância do empreendedorismo, principalmente neste momento.

A programação gratuita inclui palestras que destacam temas como educação, meio ambiente, economia e ética e propõe aos estudantes novas formas de pensamento despertando interesse para assuntos importantes não só no contexto escolar, mas para formação do pensamento empreendedor.

 

Cronograma

As atividades serão desenvolvidas inicialmente nas escolas Cora Coralina e Ricardo Cantanhede , conforme cronograma a seguir.

 

Escola Cora Coralina

Data: 07/04/2016

Horário: Tarde

Palestra: As vantagens de permanecer na escola

 

Data: 07/04/2016

Horário: Noite

Palestra: Economia pessoal ou atitude pelo planeta

 

Data: 08/04/2016

Horário: Manhã

Palestra: Nosso planeta, nossa casa

 

Data: 08/04/2016

Horário: Tarde

Palestra: Habilidades para o sucesso

 

Escola Ricardo Cantanhede

Data: 07/04/2016

Horário: Tarde

Palestra: Vamos falar de ética

 

Data: 08/04/2016

Horário: manhã

Palestra: Vamos falar de ética

 

Data: 08/04/2016

Horário: tarde

Palestra: Vamos falar de ética ou Habilidades para o sucesso

 

Palestras 

Palestrantes capacitados abordam temas diversificados durante a programação com temas que vão de economia a sustentabilidade.

As vantagens de permanecer na escola aborda a importância da educação contínua na vida do aluno, tendo em vista os altos índices de evasão escolar ou a descontinuidade dos estudos já que muitos não concluem o ensino primário ou médio e muitas vezes não chegam a cursar faculdade, requisito cada vez mais exigido atualmente no mercado de trabalho.

Economia pessoal, traz para o aluno  uma sugestão de planejamento do seu futuro para os próximos vinte anos, enfatizando a importância do ingresso no mundo corporativo e a melhor forma de investimento do dinheiro de acordo com o seu planejamento de vida.

Nosso planeta, nossa casa e Atitude pelo planeta, uma abordagem sobre sustentabilidade e como ter atitudes contribuam com o desenvolvimento saudável do nosso planeta.

Habilidades para o sucesso, desenvolve nos alunos habilidades importante para serem utilizadas no dia a dia, tais como: comunicação, trabalho em equipe e outras utilizada, principalmente no mercado de trabalho.

Vamos falar de ética, O aluno é orientado a discutir temas atuais onde há abordagem sobre a importância da ética e a distinção do que certo e errado de forma prática. O confronto mostra as consequências que atitudes não éticas causam a sociedade em geral e despertam a consciência de ter atitudes que contribuam para a sociedade em geral.

Incentivar o pensamento empreendedor é uma forma de trazer mais riquezas para o país, já que contribui com a construção de novos pensamentos criativos com empresas que colaboram com o crescimento econômico.

Dydyo Refrigerantes