#FICAEMCASA: Como fugir do pijama no Home Office

março 24
#FICAEMCASA: Como fugir do pijama no Home Office

Se preparar para um dia de trabalho mesmo que seja em casa pode te fazer mais produtivo


O Corona Vírus pegou todo mundo de surpresa. Rapidamente, empresas e profissionais tiveram que adaptar a rotina de trabalho para evitar que suas atividades fossem interrompidas e ao mesmo tempo mantendo a segurança e saúde de todos.
Alguns foram dispensados de suas atividades no período de quarentena, mas a maioria ainda continua trabalhando, porém respeitando a regra primordial da prevenção contra o covid-19: FIQUE EM CASA!
Foi então que entrou em cena o Home Office (Trabalho em Casa), estilo de trabalho que já tem muitos adeptos, mas que do dia pra noite virou a opção do mundo inteiro.
Há quem goste e se adapte super fácil a esse método, mas como tudo na vida, o home office tem seu lado bom e seu lado ruim.
Trabalhar em casa permite que a pessoa esteja em um ambiente conhecido e no qual ela se sente confortável. Também possibilita maior flexibilidade de horário ao adaptar a jornada de trabalho conforme os compromissos profissionais e a disponibilidade do trabalhador.
Essa rotina pode trazer benefícios e comodidade, mas, por outro lado, também se torna um desafio para que as pessoas consigam manter a produtividade sem prejudicar o desenvolvimento de suas carreiras.
Se por um lado as vantagens são bastante atrativas e prometem uma rotina profissional mais saudável, por outro, o home office possui também o seu lado negativo para quem não toma os devidos cuidados, como baixa produtividade e perda da qualidade de trabalho.

“Mas o que fazer para se dar bem no período de home office?”

É preciso criar rituais para manter a concentração. Uma dica é fazer tudo como se estivesse indo trabalhar, inclusive trocar de roupa.

Tire o pijama

Isso de se vestir para trabalhar em um dia comum, traz muito resultado! Seu trabalho em casa será muito mais produtivo e eficiente, além de conseguir trabalhar da melhor forma possível. Além disso, mesmo no home office muitas pessoas continuam tendo reuniões e contatos com clientes através de vídeos conferências, logo a vestimenta adequada é essencial.

Nada de exageros

Não é porque você trabalha em casa que todo o seu tempo precisa ser dedicado à sua atividade profissional. Ao contrário do que possa parecer, é necessário criar uma rotina e estabelecer o seu horário de trabalho. É importante ter isso bem claro em seu planejamento.
Além disso, evite acordar e ir direto para o trabalho. Antes de se sentar no seu cantinho, tome um bom café ou faça exercícios físicos. Isso te ajudará a ficar mais disposto e focado em suas tarefas.

Faça checklists

Não se pode confiar totalmente na nossa memória. Somos humanos vulneráveis a erros…
No home office existe bem mais liberdade e as cobranças são bem menores, o que exige muita disciplina e proatividade por parte do profissional para manter as tarefas em dia.
A melhor forma de assegurar que isso aconteça é criando o hábito de fazer uma lista de afazeres.

Anote tudo o que precisa fazer e todos os dias risque o que foi executado e acrescente novas tarefas. Isso fará com que você possua um bom controle do seu trabalho e menos chances de perder algum prazo.

Fuja das tentações

Na sala tem uma TV pedindo para ser assistida e no quarto uma cama pedindo para te abraçar …
As tentações estão por todos os lados e se render a elas é um sinal de que a sua produtividade vai cair. Sendo assim, procure criar um ambiente específico para trabalhar e deixe as distrações do lado de fora da porta.
Se divide a casa com outras pessoas, informe o horário em que estará trabalhando para não ser incomodado.

E por fim…

Seja sincero com você mesmo, sempre respeitando seus limites. Trabalhar mais não significa trabalhar melhor. No final, o que importa é a qualidade do material a ser entregue, e isso está bastante associado à dedicação e foco nas suas atividades.

 

Saiba mais:

Comunicado sobre o COVID-19

#FICAEMCASA: O que fazer na quarentena

 

 

Dydyo Refrigerantes