O amor é inspirador

fevereiro 24
O amor é inspirador

Histórias que inspiram nosso dia a dia. Compartilhe amor! 

Numa época em que a velocidade dos acontecimentos e a busca por realizações pessoais atropela sentimentos é raro encontrar uma história de amor duradoura. Conviver vários anos ao lado da mesma pessoa é um desafio que requer muita cumplicidade e compreensão. É preciso saber negociar, ceder, entender o outro. Histórias como a de Gesson A. Magalhães e Ivete Magalhães, que vamos contar agora, são inspiradoras principalmente para os dias atuais.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Gesson e Ivete se conheceram na época da escola, quando ainda eram adolescentes. Estudavam no mesmo colégios interno, onde a rigidez na educação e a supervisão nas relações interpessoais entre meninos e meninas era observada de perto pela direção da instituição de ensino.

Esse foi o primeiro obstáculo que tiveram que enfrentar, mas o amor sempre encontra um jeitinho. Gesson conquistou Ivete através da poesia, talento que exercita desde cedo e que o tornou popular na época de estudante. Ivete solicitou uma poesia para presentear uma amiga e recebeu uma declaração de amor, a partir daí o amor que surgiu entre os dois só evoluiu. Casaram-se em 8 de dezembro de 1955 e no final de 2015 comemoraram as bodas de diamante.

A comemoração foi celebrada com uma festa reunindo toda família e como forma de homenagem o poeta e escritor Gesson Alves Magalhães lançou em fevereiro o livro “Amor Eterno”, onde, em trovas e versos conta essa linda história de amor, com fotos ilustrando a trajetória do casal. “Eu comecei fazer as poesias em 1952, quando chegou no ano de 2015 eu tive a ideia de fazer um livro juntando todas essas poesias para ela e para comemorar nossas bodas de diamante”.

Já na dedicatória uma declaração “Para minha doce Ivete, ao completarmos 60 anos de feliz casamento”, emoção que se repete nos gestos de carinho trocados pelos enamorados. É visível o cuidado que um tem pelo outro. Ivete Magalhães se emociona ao falar da homenagem. “É um privilégio muito grande, é bastante sentimental também” e relembra do amor que teve início quando ela tinha apenas 15 anos, que incluiu também troca de cartas apaixonadas que são guardadas com todo cuidado até hoje.

A história de Gesson e Ivete se confunde com a construção do estado de Rondônia, o primeiro contato foi em 1978 e em 1980 mudaram-se do Paraná para cá, fixando aqui residência permanente. Trabalharam como servidores públicos na área da educação. Ivete atuou como professora e Gesson passou por vários cargos como direção da escola Carmela Dutra, secretário de gabinete e assessor parlamentar. Atualmente o escritor, que está em seu terceiro livro é membro da Academia de Letras de Rondônia.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

No poema “Lembras?”, de 1952, Gesson faz um pequeno relato do início desse amor.

“Oh! como era belo, Ivete,

Nosso tempo estudantil,

Mas por que não se repete

Aquele tempo gentil

Que estavas perto de mim?

– Sim!

 

Não te lembras dos perigos

Que tivemos que enfrentar

E dos contínuos castigos

Pra nos fazer separar,

Desde março até novembro?

– Lembro!

 

Os interessados em conhecer mais sobre esse romance, o livro “Amor Eterno”, encontra-se a venda pelo valor de R$ 20,00 é só entrar em contato com a Academia de Letras de Rondônia.

Histórias que inspiram

Histórias como esta servem de inspiração para a acadêmica de jornalismo Êrica Blanc, que tem uma tarefa apaixonante: ouvir relatos de amor. A coletânea inclui o amor de casais apaixonados, de amigos inseparáveis, de uma família muito unida. A ideia, baseada em projetos similares realizados em outras partes do Brasil, vem chamando a atenção do público que passeia pelo Porto Velho Shopping. Em um espaço aconchegante os frequentadores são convidados a contar sua história de amor. A iniciativa teve início dia 14, quando se comemora o Valentine’s Day (dia dos namorados nos Estados Unidos) e se estende até domingo, 21 e será realizada novamente de 12 a 19 de junho, numa segunda etapa sempre no horário das 14h às 18h.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Êrica conta que o convite foi feito pela equipe de marketing do Porto Velho Shopping, através Vinícius Teixeira, que viu a ideia e resolveu implementar aqui. A ideia foi tão bem acolhida que será tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O objetivo final é transformar as histórias em um livro, mas devido ao tempo mínimo de execução, a previsão é que se transforme primeiro em um site onde os depoimentos ficaram disponíveis para o acesso do público. A estudante conta que no início estava com receio, mas o resultado está além das expectativas. “As pessoas receberam muito bem, eu esperava duas ou três histórias por dia, mas em média estão sendo cinco, o que é uma média bacana”, informa. Êrica avalia que a surpresa está sendo a participação expressiva do público masculino.

Depois de tanto amor, a gente até solta um suspiro e fica pensando como é bom encontrar alguém companheiro e só podemos dizer uma coisa: Viva o amor!

Dydyo Refrigerantes