O prazer da leitura

outubro 29
O prazer da leitura

Quando somos crianças o mundo da imaginação é acionado através de histórias infantis. Personagens como Narizinho, dona Benta e a Boneca Emília ganham vida através da leitura. E o que dizer das trapalhadas da Turma da Mônica? Incentivar esse tipo de atividade cultural formará um novo leitor no futuro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A tecnologia atual permite que a leitura esteja ao alcance em praticamente todos os dispositivos eletrônicos. Vale tudo: smartphones, tablets, computadores. Todos esses dispositivos facilitam até mesmo a vida de alguém com limitações como a falta de visão, por exemplo, já que podem ouvir os livros, conhecidos como audiobooks.

Projetos que incentivam esse comportamento são sempre bem vindos. Em Porto Velho existem várias iniciativas que proporcionam leitura gratuita, neste post destacamos três:  Leitura no Sítio, que acontece no Bairro Triângulo há dez anos; o Clube da Leitura que teve início recentemente no Porto Velho Shopping e a Feira do Livro “Leia Zona Sul”, que está em sua segunda edição.

O Leitura no Sítio foi criado pela bibliotecária Glória Valladares. A reunião acontece em contato com a natureza e os encontros são em sábados alternados. São disponibilizados milhares de livros, a maioria infanto-juvenis em lonas localizadas embaixo de árvores. Ambiente agradável e convidativo onde o prazer da leitura é compartilhado. O projeto começou sem grandes pretensões, mas foi tão bem aceito que já completa dez anos. O próximo encontro será dia 31, para comemorar o aniversário do Leitura no Sítio.

O Clube da Leitura é uma iniciativa recente e fica ao alcance de todos que passam pelo Porto Velho Shopping. Uma sala especialmente preparada para os leitores está instalada no 2º piso com exemplares que podem ser levados para casa. Os interessados devem apenas seguir três regras: Doar livros, já que o objetivo é compartilhar, devolver os livros para que outras pessoas também o leiam e manter o local limpo. O acervo é rotativo e as impressões sobre a leitura de cada obra podem ser registrados em um caderno.

A Feira do Livro “Leia Zona Sul” é outro projeto que vem mobilizando leitores através da doação, troca e venda de livros. A primeira edição foi em uma praça e a segunda em uma escola pública com programação incluindo contação de histórias, oficinas e atividades culturais.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro é uma homenagem a fundação da Biblioteca Nacional, em 1810.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, que tal dar um pause na rotina e se entregar ao prazer da leitura?

Dydyo Refrigerantes