Reciclagem de garrafas PET

outubro 31
Reciclagem de garrafas PET

 

A temperatura subiu nos últimos tempos, fazendo com que o consumo de líquidos como água e refrigerantes aumentasse, afinal é preciso se refrescar e manter o nosso corpo hidratado, não é mesmo? Mas você já analisou para onde vão os recipientes mais conhecidos como garrafas pet que acondicionam essas bebidas?  Não?! Então a gente explica.

A preocupação do grupo Grupo MDM com o meio ambiente tornou possível a criação da empresa Amazon RCP, responsável por coletar e transformar garrafas pet em pequenas partículas que serão utilizadas na produção de novos produtos.

Diretor geral da Amazon RCP conta que o projeto teve início em 2011, uma iniciativa dos sócios do grupo, tendo como objetivo a destinação correta dos recipientes que o grupo comercializa. As atividades começaram em 2012, desde então toneladas de garrafas pet são recicladas e enviadas para as regiões sul e sudeste.

 

O processo inicia na aquisição do material que abrange cinco  estados: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Através de negociação com  associações como a Catanorte (Vila Princesa), o material recolhido chega a aproximadamente 300 toneladas por mês atualmente. “Para o meio ambiente é significativo, tendo em vista que cada garrafa pesa em torno de 50g, retirar 300 mil kg de pet, corresponde a aproximadamente um milhão e meio de garrafas por mês retirados do meio ambiente”, avalia Marcelo.

Apenas 75% das garrafas são aproveitadas, já que é composta também por outros materiais separados na triagem. A garrafa PET passa pelo processo de triagem, limpeza, descontaminação e transformação em flakes, sendo desta forma que será comercializado para ser utilizado na produção de materiais como fibra de poliéster, não tecidos, cordas e resina insaturada. Os 25% formados por tampas e embalagens são moídos, descontaminados e enviados para reaproveitamento em outros tipos de materiais, desta forma 100% do que iria para o lixo é reaproveitado.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Atualmente a Amazon RCP é a única indústria de reciclagem da região Norte, por isso a importância desse trabalho.

Agora que você já sabe o destino da garrafa PET, ajude os catadores a facilitar a coleta desses materiais separando o lixo da sua casa. Pode parecer pouco, mas esse tipo de atitude faz uma grande diferença.

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

ATUALIZADO!

A Amazon encerrou suas atividades!

Dydyo Refrigerantes