Turismo é incentivado no Estado

março 15
Turismo é incentivado no Estado

 

Rondônia é um dos estados da região norte que chamam atenção pelas riquezas naturais. A maioria das cidades oferecem em seu cenário cachoeiras e quedas d´água que favorecem o turismo de aventura onde muitos aproveitam para praticar atividades como rapel, arborismo, escalada, tirosa, trekking e outras modalidades esportivas em meio a natureza.

Com o objetivo de instigar empresas que acreditam no potencial turístico do estado foi lançado no último dia 8, o Plano de Incentivo ao Turismo, em evento promovido pelo Conselho Empresarial de Turismo – Conetur. Com presença do superintendente do Turismo Júlio Olivar, o encontro contou com apresentações culturais com danças de boi-bumbá, quadrilha e samba, que fazem parte do folclore local. A reunião foi realizada no Mercado Cultural chamou a atenção também para a história do nosso estado com palestra proferida pelo escritor Anísio Gorayeb.

Atividades como esta fortalecem o turismo rondoniense que tem em seu calendário de eventos festas marcantes que atraem turistas de várias partes do país. A Festa do Divino, Duelo da Fronteira, Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, Festival Internacional de Teatro e o Encontro dos Filhos de Guajará-Mirim são alguns exemplos vindos da região que faz fronteira com o país vizinho Bolívia.

Porto Velho, capital rondoniense, também oferece atrativos. A maior necessidade é que seja feita uma revitalização em pontos turísticos e que haja investimento no desenvolvimento de atividades que envolvam turistas e visitantes, como vem fazendo a empresa Amazônia Adventure com atividades em balneários e realização de rapel na ponte do Rio Madeira, atração que reúne grupos todos os finais de semana.

boto-1 sunset porto-3204

Conhecendo Rondônia

Finais de semana, feriados prolongados, férias, passeios em família são ótimas oportunidades para um itinerário que permita conhecer as belezas rondonienses. Podemos destacar ao longo do ano a realização de feiras agropecuárias, que atrai grande número de visitantes seja em busca de diversão, shows ou negócios. Mas nossas cidades oferecem muitas atrações ao longo do ano.

Ouro Preto do Oeste fica distante de Porto Velho cerca de 330 km e garante belíssimas paisagens. No morro Chico Mendes, local de apreciação e ponto de encontro para os praticantes de parapente. A praça da Liberdade reúne famílias num dos locais mais bonitos da cidade e serve de espaço para mostras artísticas. Ranchos e fazendas oferecem o melhor da gastronomia local em espaços reservados para quem deseja descanso. E para quem encara a aventura de desbravar os caminhos da floresta tem um cenário paradisíaco a ser percorrido no Vale das Cachoeiras.

ouro preto-02009 ouro preto-02033 parque-1

Um dos principais atrativos de Guajará-Mirim é o museu localizado no prédio da antiga estação ferroviária. O local marca o final da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e conta um pouco da história da construção da ferrovia. O município, que faz fronteira com a Bolívia, também tem muitos atrativos naturais. A “Pérola do Mamoré” recebeu título de cidade verde em 2009 e possui várias Unidades de Conservação como a Chapada Pacaás Novos, caverna dos Pacaás Novos e o Parque Municipal Natural Serra dos Parecis.

Distante aproximadamente 400km de Porto Velho, Cacoal é um dos municípios que recebe grande número de visitantes. Entre os atrativos naturais da cidade estão a “Lagoa Azul” e o “Lago do Parque do Sabiá”. O Cacoal Selva Park é um dos maiores complexos de lazer mais estruturados da região.

Em Porto Velho a área central tem os principais atrativos históricos. O pôr do sol e passeios de barco no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré continuam chamando a atenção, tanto de moradores da capital, quanto de visitantes e turistas. Espaços revitalizados como a Igreja de Santo Antônio onde está localizado o Museu Indígena e Memorial Marechal Rondon são novidades que lotam nos finais de semana. A recém criada Vila Nova do Teotônio é mais uma opção de lazer para as famílias que buscam por opções de passeio na cidade.

Viu quantos locais legais? Se você conhece algum lugar bacana em Rondônia, compartilhe conosco ou envie fotos. Vamos valorizar nosso turismo.

Dydyo Refrigerantes