Um brinde a saúde

abril 22
Um brinde a saúde

Cuidados básicos podem prevenir muitas doenças

É bom estar com as pessoas que gostamos e brindar os momentos felizes. Ocasiões especiais que nos fazem agradecer o quanto é bom poder compartilhar alegrias. Mas para que você desfrute com intensidade de momentos assim é necessário estar atento aos cuidados com a saúde. Você já parou para pensar quando foi sua última visita ao médico?

O acompanhamento preventivo é sempre a melhor forma de manter o corpo saudável ou detectar problemas que podem ser tratados tranquilamente no início. Durante a visita ao profissional de saúde de sua confiança é possível verificar exames necessários para o check up que deve ser feitos de preferência anualmente. Visitas periódicas ao dentista, oftalmologista, ginecologista são essenciais para manter em dia a saúde.

Cuidados com a alimentação também conta quando o assunto é prevenção. Você pode e deve ter uma dieta variada incluindo todos os tipos de alimentos, de forma moderada. Aliar a alimentação com a prática regular de exercícios físicos, além de promover bem estar, auxilia na manutenção da saúde.

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Exames de rotina

A solicitação deve ser indicada sempre por um médico de sua confiança, mas ao longo da nossa vida devemos ter alguns cuidados, dependendo da faixa etária.

Mulheres dos 20 ao 65 anos devem se prevenir com exames para detecção de doenças como os mais variados tipos de câncer e infecções. É sempre bom uma visita ao ginecologista e a realização de exames como: papanicolau e ultrassom transvaginal. A partir dos 40 anos recomenda-se mamografia e desintometria óssea. Exames de sangue, urina e fezes, colesterol e glicemia são necessários pelo menos uma vez ao ano a todas as faixas etárias.

A partir dos 60 anos o acompanhamento é essencial, já que nesta fase da vida nosso organismo está mais frágil e qualquer alteração pode ser prejudicial. Os homens não podem esquecer de fazer o exame de próstata.

 

Saúde mental

Encarar os desafios do cotidiano com disposição faz a diferença no dia a dia. Participar de atividades culturais ou esportivas, sair com a família, desenvolver algum hobby ou simplesmente relaxar ajuda no combate a estafa, stress por exemplo.

Sintomas como insônia, prisão de ventre, síndrome do colón irritável, problemas cardiovasculares e depressão podem ser causados pelo stress. Nessas situações além de ajuda clínica pode ser necessário apoio psicológico. Seguem algumas dicas para desestressar no dia a dia.

  • Fazer caminhada – Um passeio de meia hora diariamente ajuda a distrair e aí vale até aquele passeio com seu bichinho de estimação.
  • Escrever um diário – Se você gosta de escrever uma boa dica é manter um relato dos seus sentimentos. Esse exercício simples pode até identificar o problema e assim fica mais fácil buscar ajuda para resolvê-lo.
  • Fazer uma lista dos seus afazeres – Você coloca em ordem as atividades que precisa executar partindo do que é mais importante assim você não se perde, não esquece e ainda evita aquela ansiedade de não saber por onde começar. Se sua agenda estiver muito lotada pode até delegar funções a outras pessoas.
  • Um banho demorado – Investir em um banho relaxante, daqueles bem demorados é uma ótima forma de relaxar. Passar algum tempo na piscina ou fazer natação pode ser outra saída.
  • Artesanato – Sabe aquelas atividades manuais que andam um pouco esquecidas ultimamente? Então, elas podem ajudar e muito a diminuir o stress. Dedicar um tempo a pintura, por exemplo, traz benefícios motores e para o cérebro. Se você acha que não tem inclinação para as artes uma boa dica são os livros de colorir que conquistaram muitos adultos.

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Muitas outras atividades como ler, dançar, cantar, se reunir com os amigos, fazer jardinagem podem trazer benefícios para sua saúde. Então fica a dica, cuide da sua saúde e viva a vida intensamente.

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