Vamos dançar?

março 31
Vamos dançar?

Dançar é expressar os sentimentos através do corpo, não é a toa que existe o ditado popular “quem dança, seus males espanta”, pois os movimentos fazem bem para o corpo e para a alma.

A dança está presente em nossas vidas desde a pré-história, quando os homens batiam seus pés no chão e com isso descobriram que podiam criar outros ritmos com o barulho que se formava. É uma arte tão antiga quanto a música e o teatro e por isso existem inúmeras modalidades. Balé clássico, sapateado, salsa, break, dança de rua, funk, forró, jazz, dança cigana e oriental são algumas das inúmeras opções desta arte.

Em Rondônia é crescente o número de academias e escolas de dança. A variedade é ofertada também através de projetos sociais onde os alunos podem frequentar as aulas gratuitamente. Atualmente projetos como o Ponto de Cultura Rádio Farol Para Todos e a Escola Francisco Lázaro dos Santos, conhecida como “Laio” ou “Som na Sul” oferecem vagas para a comunidade.

Em 2014 e 2015, Porto Velho recebeu projetos como o Encontro Beradêro em Dança e o Mova-se, que enfatizam a arte da dança em sua diversidade, chamando atenção para estilos como o contemporâneo, onde as coreografias prendem o público através da interpretação corporal e o resultado é muitas vezes inusitado e emocionante.

É no final do ano que Porto Velho conhece o trabalho desenvolvido pelas academias através das mostras de dança que ocupam praticamente todos os finais de semana dos meses de novembro e dezembro e sempre com grande sucesso de público.

 

8 motivos para dançar

Mesmo que você não seja um profissional da dança, a atividade pode trazer vários benefícios tanto para a sua saúde. Confira na lista abaixo:
1) Exercita o equilíbrio e a coordenação motora. Quando você dança, trabalha os músculos do seu corpo e com isso tem mais noção de equilíbrio.

2) Ótima atividade para queimar calorias. Você sabia que 30 minutos de balé, forró e rock correspondem a 220, 235 e 275 calorias?

3) Melhora a flexibilidade. Com tanto alongamento para aquecer o corpo e movimentos que te fazem testar seus limites, é impossível não lubrificar as engrenagens do seu corpo.

4) Autoestima elevada. Você sai pra dançar, vence a timidez e ainda tem uns passos descolados na pista? Moleza pra quem dança.

5) Trabalha a comunicação. Através da dança você consegue manifestar sentimentos que nem sempre são possíveis de expressar através das palavras. Com confiança que a dança traz, você consegue se comunicar melhor com o mundo.

6) Controla a ansiedade. Dançar não é moleza, exige muita prática, disciplina e concentração, a combinação dessas três coisas podem te ajudar a trabalhar a sua ansiedade.

7) Anti stress. É quase impossível pensar em outros problemas enquanto você está dançando.

8) Provoca sensação de bem estar. Isto acontece, porque ao dançar, seu corpo libera serotonina, que está ligada a regulação do sono, controle da temperatura corporal e do apetite, e endorfina, que ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões. Essas duas substâncias também estão presentes quando você come chocolate, por exemplo.

5 - danca 6-danca 1 - giradanca 2 - plagium 3 - opus ballet

Viu só como movimentar o corpo só faz bem? Você se diverte e de quebra ainda faz amigos e cuida da saúde, o que é uma ótima opção para quem não é adepto da rotina de exercícios de academia.

Lembrando que a dança é uma das atividades mais democráticas e independe de idade, altura, gênero, peso. É só escolher o ritmo que você mais gosta e aproveitar para se movimentar.

E aí, vamos dançar?

LEIA TAMBÉM:

A dança sem limites da Gira Dança

Tráeme una Dydyo: o novo comercial da Dydyo Refrigerantes!

Dydyo Refrigerantes