Veja 10 dicas simples para você mudar a sua alimentação agora mesmo!

setembro 10
Veja 10 dicas simples para você mudar a sua alimentação agora mesmo!

Comer bem é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Uma boa alimentação é importante para nosso bem-estar, longevidade e qualidade de vida. Mas você sabe como manter uma alimentação saudável? Confira nossas 10 dicas simples para mudar seus hábitos agora mesmo:

1. Faça as refeições sem pressa

Tirar um tempinho para comer é essencial. Apreciar cada alimento, os sabores e as sensações, fará com que você valorize mais as refeições, pensando mais no que está consumindo, aproveitando o sabor de cada alimento.

2. Mastigue bem cada alimento

Mastigar bem a comida só traz vantagens quando o assunto é a adoção de uma alimentação mais saudável.

A mastigação adequada faz com que você dê tempo para seu organismo ir se saciando, “matando a fome”. Isso também garante que você não coma mais do que o necessário.

Além disso, é importante que os alimentos “pastosos” (como mingaus e purês), sejam deixados na boca por um momento, antes de engolir, pois isso facilita o processo de digestão.

3. Coma um pouco de tudo

Fuja de dietas muito restritivas. Com elas, você não mudará seus hábitos alimentares para sempre.

O importante é focar em ingerir todos os nutrientes necessários para seu corpo. Está tudo bem comer açúcar ou gordura de vez em quando, desde que a maioria das suas refeições sejam repletas de nutrientes saudáveis.

4. Prepare os seus próprios alimentos

Quando for possível, cozinhe em casa. Criando esse hábito, você controlará melhor o que está comendo. Fazendo nossa própria comida escolhemos quais nutrientes estamos ingerindo e também controlamos as porções de comida. Além, é claro, de garantir um sabor que nos agrade!

Se a cozinha não é sua zona de conforto, comece a procurar e testar receitas saudáveis. Uma dica é seguir o blog da Bela Gil. Lá você encontrará inúmeras receitas de “comida de verdade”.

5. Beba água

Não basta apenas se alimentar bem. Para realmente ter um hábito saudável é essencial manter o corpo hidratado. Beba sempre, no mínimo, 2 litros de água por dia.

6. Defina horários para as suas refeições

Comer sempre em horários parecidos garante que nosso organismo mantenha um ritmo equilibrado. Sentindo fome nas mesmas horas e estando sempre preparado para receber os nutrientes.

7. Prefira alimentos integrais

Diversos alimentos comuns que consumimos diariamente possuem suas versões integrais (pão, massa, arroz, etc.). Comendo esses alimentos integrais você estará dando mais nutrientes para o seu corpo. Esse tipo de alimento é cheio de fibras que ajudam em todas as funções do organismo.

8. Diminua o consumo de refinados

Os alimentos refinados (arroz, farinha, açúcar…) são muito processados, perdendo a maior parte dos seus nutrientes. Eles passam por um processo de branqueamento, ativando substâncias químicas que fazem mal para o nosso corpo. Por isso, evitar consumi-los é muito importante para manter a saúde.

9. Fuja dos produtos industrializados

Os alimentos/produtos industrializados, processados e embutidos, trazem muitas substâncias químicas que o nosso corpo não reconhece. Então, nossos órgãos se sobrecarregam para processar tudo isso. Podendo causar doenças a longo prazo.

10. Faça tudo no seu tempo

Não pense que mudar seus hábitos alimentares é fácil. Então, não se cobre tanto. Opte por realizar pequenas mudanças e vá fazendo-as aos poucos, de modo que seu corpo se adapte a uma melhor rotina de hábitos saudáveis, com qualidade e sem neuras.

Portanto, comece mudando pequenas coisas do seu dia a dia até alcançar seus objetivos principais. Fazendo tudo aos pouquinhos você garante que as mudanças sejam para sempre.

LEIA:

Aprenda 4 receitas deliciosas que levam Dydyo como ingrediente

Café cremoso: conheça receitas saborosas e fáceis de fazer

Bolo de Chocolate Fácil de Liquidificador

 

Dydyo Refrigerantes