Viva nossa cultura!

agosto 10
Viva nossa cultura!

Você já notou como nossa cidade anda movimentada? Shows musicais, espetáculos teatrais, dança, cinema, artes visuais e todas as linguagens artísticas vêm ganhando cada vez mais espaço e atraindo públicos recordes. A persistência de nossos artistas e produtores culturais vem sendo reconhecida não só no cenário local, mas também em âmbito nacional.

Encena na rua 2015

Encena na rua 2015

Flor do Maracujá 2015

Flor do Maracujá 2015

Palco Giratório

Palco Giratório - 22.09.14 - louca e boi-12 Palco Giratório - 22.09.14 - louca e boi-14

O exemplo mais recente é a Banda Versalle, que ganhou destaque através do programa Super Star, exibido pela Rede Globo. E ainda temos mais exemplos como o grupo Boi de Piranha que mostra nossa história com o espetáculo homônimo no projeto Palco Giratório que circula nacionalmente levando nossa arte a diversas cidades do Brasil. Ainda falando em artes cênicas, investimento em projetos locais como “Amazônia Encena na Rua” e o já citado “Palco Giratório”, fazem de Porto Velho um grande ponto de encontro e trocas de cultura de outras regiões brasileiras. O público agradece e os artistas saem encantados com a receptividade rondoniense.

Quer mais exemplos? O artesanato rondoniense é destaque internacional, sucesso que pode ser representado pela conquista da Cooperativa Açaí, que iniciou seus trabalhos em 2003. O trabalho dos artesãos dribla as dificuldades e usa criatividade na criação de biojóias com características e matéria prima amazônica. O resultado é um produto que cativa clientes nacionais e internacionais.

O cinema é celebrado com iniciativas como o Festicineamazônia e Curta Amazônia, além das mostras organizadas pelo cineclube CineOca em parceria com Universidade Federal de Rondônia e Sesc.

A força da tradição consegue vencer todos os obstáculos financeiros e mostras como a Flor do Maracujá, Flor de Cacto e Arraial São Tiago Maior resistem e a cada ano fazem grandioso espetáculo de quadrilhas e boi-bumbás para o público que lota arquibancadas.

A recente inauguração do Teatro Estadual Palácio das Artes amplia as opções de arte e lazer com atrações como musicais infantis, Festivais de dança e shows de humor e apresentações de orquestras locais e de outros estados.

Essa é só uma breve pincelada do setor artístico que vem se fortalecendo em nosso Estado. Nós acreditamos na cultura do nosso Estado e iremos mostrar em nosso blog ações que valorizem nossa arte com matérias de curiosidades, entrevistas, programação e as novidades do segmento.

Esperamos que goste dessa novidade. Manteremos você sempre você atualizado.

Dydyo Refrigerantes