Influenciador digital é a profissão do momento e o objetivo de boa parte dos usuários das redes sociais. Afinal, quem não quer ser famoso e ganhar dinheiro usando apenas a imagem e um aparelho de celular? Apesar de ser aparentemente fácil se tornar um influenciador, não é uma tarefa tão simples. A concorrência é muito grande e para se destacar é preciso seguir uma série de orientações. Veja a seguir as nossas dicas.
Como o próprio nome já diz, influenciador digital é aquela pessoa que influencia outras pessoas através da internet. E como acontece essa influência? Através de dicas, sugestões de compras, de consumo de produtos ou serviços realizados por aquele perfil.
As lojas, comércios e demais prestadores de serviço que contratam um influenciador digital são chamados de parceiros e pagam para que o dono do perfil divulgue os seus produtos.
Atualmente, a rede social mais usada pelos influenciadores é o Instagram, funcionando como a principal ferramenta de trabalho. E, para lojistas e demais parceiros, essa rede social é uma maneira de aumentar o alcance do seu produto, ampliar o número de seguidores e, principalmente, de vendas.
Sabendo dessas definições básicas, você já pode criar um perfil no Instagram e seguir as próximas dicas.
Antes de tudo, você precisa saber em qual nicho você deseja trabalhar. Existem várias opções e se decidir por um tipo de nicho vai fazer com que você foque nele e tenha mais resultados. Algumas sugestões são:
O seu perfil é a vitrine do seu trabalho. Construa uma boa bio, com resumo do que você oferece. Capriche na foto de perfil e construa uma linha de postagens que se relacionem.
Instagram é uma rede social de imagem. Portanto, nada de incluir foto desfocada, borrada ou difícil de entender. Use filtros, aprenda posições diferentes, faça testes e só poste quando tiver a foto perfeita.
Para aparecer no feed dos seus seguidores é preciso ser assíduo no seu perfil. Tenha o cuidado de postar ao menos 4 vezes por semana, oferecendo conteúdo interessante e agradável para o seu público.
Não vale ter vergonha de aparecer nos stories, tá? Faça postagens ao menos três vezes diariamente, mostrando algumas ações do seu dia. É uma maneira de ficar mais perto do seu público e despertar nele o interesse de acompanhar a sua rotina.
As enquetes são ótimas para prender a atenção e faz com que o Instagram mostre o seu perfil mais vezes para as pessoas. Também é uma maneira de saber o que o seu público quer ver por ali.
Todas essas dicas são importantes para você conquistar um grande número de seguidores, ter um bom engajamento, fazer com que as pessoas confiem no que você indica e, assim, despertar o interesse e a confiança de empresas que precisam divulgar seus produtos.
Aqui começa, de forma prática, o seu processo de influenciar pessoas. Você vai começar a divulgar produtos que está consumindo. No começo, você pode fazer isso de forma gratuita, contando a sua experiência quando vai em um restaurante ou quando usa algum produto, marcando o perfil etc.
Depois que tiver um bom engajamento e perceber que o seu trabalho de divulgação está surtindo efeito para aquele lojista, que muitas pessoas estão seguindo as suas indicações e pedindo novas sugestões, você já pode começar a cobrar por isso.
Parcerias com salões de beleza, mercadinhos e outros comércios do seu bairro são excelentes maneiras de divulgar o seu trabalho e o deles também.
Se você realmente deseja ser um influenciador digital não pode ter medo de vender o seu trabalho. Para isso, defina aquele parceiro que tem tudo a ver com o seu perfil, mande para ele uma proposta de divulgação com valores, período e permutas.
Elabore uma apresentação do seu perfil, resultados alcançados, valores cobrados, tudo de maneira profissional. É o que chamamos de mídia kit, mas que você mesmo pode fazer em casa usando programas de computador.
Essa apresentação é como se fosse um currículo, portanto, não deve ser disparado para todo mundo, mas para empresas que têm o seu perfil.
O influenciador digital é como se fosse um amigo do seguidor. E a ideia é essa: criar uma conexão, uma relação de confiança entre ambos. Portanto, interaja, peça dicas, compartilhe conquistas e frustrações, atenda às solicitações que forem possíveis e, claro, não engane o seu público.
Seja honesta e realista. O público gosta de perfis reais, de pessoas que passem confiança e com as quais ele se identifica. Por isso, é muito importante conhecer bem o produto antes de divulgá-lo.
O Instagram está sempre trazendo novidades e você precisa estar por dentro de tudo, afinal, é a sua ferramenta de trabalho. Conheça e use, claro. Faça postagens no feed, use os filtros disponíveis, faça stories, crie um reels, faça lives, grave um Igtv e o que mais estiver disponível.
Mas, claro que tudo deve estar dentro do seu nicho e de acordo com o que o seu público gosta de ver.
O ponto que mais chama a atenção de um influenciador é a quantidade de seguidores no Instagram, mas já sabemos que números em si não dizem muita coisa. O que vale mesmo é o engajamento do seguidor, a interação no perfil, a confiança nas indicações etc.
E tudo isso pode ser verificado por meio das métricas que você confere no próprio Ig. Mas, para isso, precisa entender como funciona e só é possível estudando as métricas, o alcance, a entrega das suas postagens e outros detalhes valiosos para o crescimento do seu perfil.
Para ser um influenciador digital e ganhar muitos seguidores é preciso se dedicar com afinco a todo o processo de criação de conteúdo, divulgação, interação com seguidores, bom relacionamento com parceiros e, claro, cuidar da sua imagem física e social. As dicas listadas aqui são básicas, mas suficientes para você dar o primeiro passo, certeiro.
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