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As Redes Sociais indispensáveis para o seu negócio
16 de outubro de 2019

Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade.

O estudo Social Media Trends 2019 divulgado pela Plataforma Digital Rock Content em fevereiro desse ano, revelou que 96,2% das empresas entrevistadas estão presentes nas redes sociais e 62,6% consideram que as redes sociais têm um papel muito importante para as empresas.

Com o auxílio de estratégias do Marketing Digital as empresas estão otimizando seus recursos e criando ações com ótimos resultados. Nesse sentido, as redes sociais para empresas se tornaram ferramentas fundamentais, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.

A importância das redes sociais nos negócios pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias.


“62% da população brasileira está ativa nas redes sociais e 58% já buscaram por um serviço ou produto pela internet. O estudo revela também que as mídias digitais já passam a assumir um forte papel nas estratégias de marketing das empresas, sendo que 37% das pessoas compram um produto por terem visto ele na TV, contra 29% que compram por terem visto o produto primeiro na internet.”

Relatório “Digital in 2018: The Americas“ divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite


Como utilizar redes sociais para empresas?

As redes sociais tornaram-se parte do nosso cotidiano. Uma pesquisa do Facebook demonstrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Esse dado mostra o grande potencial dessas ferramentas.
Porém, para uma empresa, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer. É preciso empenho e dedicação. As redes são dinâmicas e exigem acompanhamento.

Os consumidores usam o espaço para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas. Então, é necessário estar presente, interagir, ouvir e responder às solicitações.

No primeiro momento, contudo, uma dúvida surge entre os empreendedores: “em qual rede social devo estar presente?” Se você ainda tem algum tipo de receio ou dúvidas sobre o uso das ferramentas, selecionamos duas das principais redes sociais para entender melhor sobre elas.

 

Fabebook

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos, dos quais, quase 130 milhões são brasileiros — que ocupam o terceiro lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.

Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias — como textos, vídeos e fotos. Além disso, ele permite patrocinar campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, aumentando o alcance das ações. Muitas vezes ele acaba sendo a mídia mais importante na estratégia de marketing nas redes sociais de muitas organizações.

É uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público. Alie o seu marketing de conteúdo com o Facebook, divulgando materiais relevantes ao público! Embora o número de pessoas que tenham usado a rede social esteja cada vez menor, fazer marketing no Facebook ainda é uma ótima oportunidade!

As fan-pages (página específica dentro do Facebook direcionada para empresas) são mais indicadas para sua empresa, sendo possível incluir seu nome, site, endereço e horário de funcionamento, por exemplo. O empresário que sabe como fazer marketing no Facebook consegue utilizar a rede social de forma mais precisa e, assim, ganha mais visibilidade online para sua marca, interação com seu público, aumento no tráfego do site e vendas, entre outros benefícios.


Confira: Por que é muito melhor criar uma Página no Facebook para seu negócio


Como fazer marketing no Facebook

Para tirar melhor proveito das funcionalidades da rede social, o gestor precisa seguir algumas boas práticas, como você pode conferir com as dicas a seguir:

Planejamento
O primeiro passo para fazer marketing no Facebook é definir as metas, os objetivos e um cronograma de ações. O empresário precisa saber o que será feito, quando, por quem, para quem, quanto custará e quais são as métricas e indicadores de desempenho.

Conteúdo
Equilíbrio é a medida certa! É importante publicar conteúdo que esteja relacionado à marca e a suas soluções, mas não fique preso a isso. É claro que a publicação de conteúdo sobre a marca também é importante, afinal de contas, a empresa está na rede social para, também, gerar oportunidades de venda.

O ideal é que esse conteúdo a ser disponibilizado seja compatível com a imagem que a empresa quer passar para o seu público-alvo, respeitando os valores do seu negócio.

Anúncios
O Facebook Ads permite uma segmentação de público-alvo avançada, levando em consideração gênero, idade e localização, por exemplo, como poucas soluções no mercado. É possível, mesmo com baixos investimentos, alcançar a audiência ideal, de acordo com seu perfil e o funil de marketing e vendas da empresa.

O indicado é que a publicidade seja criada no Ads Manager. Os formatos variam de acordo com o objetivo. O Facebook Canvas, por exemplo, proporciona uma experiência excelente para apresentar produtos. Já as coleções são mais eficazes para a venda, ajudando e-commerces.

Calma! Parece difícil, mas você pode (e deve) começar devagar.

Atendimento
O atendimento ao cliente é outro ponto forte do Facebook, que é mais bem realizado na própria fan-page, em que o consumidor pode enviar dúvidas e receber respostas, algumas delas automáticas, configuradas pelo Administrador da Página. Aliás, quem responde com rapidez ganha um distintivo que destaca sua agilidade e o tempo médio de atendimento ao cliente.

Como mensurar os resultados do marketing no Facebook

Na aba Informações, que fica no canto superior da fan-page (quando acessada com um perfil de gerenciador), é possível analisar a performance geral da página, enquanto que relatórios permitem analisar as propagandas. Os dados ajudam a criar testes e otimizar campanhas, a fim de obter retornos sobre o investimento mais interessantes.

O marketing nas redes sociais exige planejamento e estratégia, além de ter um bom relacionamento com a audiência, prestar um atendimento excelente e evitar anúncios em excesso.

Instagram

O número de usuários do Instagram é algo impressionante! São mias de 1 bi de pessoas conectadas mundo afora. Só no Brasil, o Instagram tem mais de 50 milhões, levando o país a ocupar o segundo lugar no planeta com o maior número de usuários ativos.

O motivo para esse sucesso é o apelo visual dessa rede social. Visto que, as inúmeras postagens de fotografias e vídeos em alta resolução exibem bastidores que antes eram apenas descritos em artigos de blog.

É preciso postar com frequência e criar materiais que chamem a atenção do público. Quando não há palavras para expressar algo, uma imagem representa perfeitamente o que queremos dizer. É por isso que muitas empresas estão investindo em marketing no Instagram. Afinal, nunca houve um modo tão eficiente de mostrar para o mundo a “cara” da instituição como por meio dessa rede social.


Confira: Ferramentas de Negócios do Instagram


O que fazer para usar o Instagram com eficiência?

Como já vimos anteriormente, o marketing nas redes sociais depende da utilização de boas estratégias, e no Instagram não é diferente.

O Instagram for business é um recurso que auxilia no desempenho de uma campanha de divulgação, pois oferece métricas que ajudam a entender a eficiência das estratégias de marketing.

Porém, não adianta usar essa ferramenta sem antes descobrir o perfil do seu público-alvo e a identidade da sua empresa. Como assim? É claro que não haverá bons resultados no Instagram se os seus clientes usam mais o Facebook, não concorda? Por isso, é importante fazer uma pesquisa sobre que tipos de canais de interação os seus consumidores mais gostam.

Use os recursos com maestria
No Instagram, sua empresa tem algumas opções muito interessantes para promover a sua marca. Uma delas são as hashtags que direcionam as pessoas que pesquisam por assuntos relacionados aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

#FicaaDica

Outra tática muito eficiente é contar uma história. É possível criar postagens que unem uma imagem com a outra formando assim uma série com enredo. Talvez uma prévia, um complemento comercial ou ações offline, farão seus clientes aguardarem com expectativa a próxima história. Além disso, imagens com mensagens curtas de texto têm um alto poder de compartilhamento.

E ainda tem o recurso de geolocalização que ajudará na divulgação do endereço. Se sua empresa estiver participando de um evento, por exemplo, a geolocalização mostrará o endereço do local e poderá acrescentar uma breve descrição do encontro.

Bem, como pôde observar, você tem ótimas oportunidades de negócios para sua empresa nas redes sociais!

Vimos que elas são ferramentas para atrair o público, criar negócios e conquistar autoridade. Para uma boa utilização, é preciso entender as características e as limitações de cada plataforma.

Agora que já sabe em quais redes deve investir, conheça nossos demais conteúdos para sua empresa e otimize seus resultados!

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