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Como se preparar para vender no Natal?
26 de novembro de 2020

O Natal é um dos períodos mais propícios para aquecer as vendas da sua empresa. É época de troca de presentes, de reuniões em família, de encontros e confraternizações. Já sabendo como funciona essa época do ano é o momento de se antecipar e adiantar algumas estratégias para ver os seus produtos vendendo como nunca. Quer saber como? Vem ver as nossas dicas.

Prepare a sua empresa para vender muito no Natal

Antes de pôr em prática todas as dicas que daremos aqui é importante lembrar que cada passo que o seu negócio der precisa ser feito de forma estratégica, de acordo com o orçamento, os objetivos e condições da sua empresa. Ou seja, planejar todas as tarefas é essencial para que elas alcancem o objetivo esperado. Vamos às dicas:

Invista na decoração do seu espaço

Decore a sua loja com objetos natalinos para receber os seus clientes. Não precisa muito investimento. Foque no básico como árvore de natal, guirlandas, alguns bonecos, luzes que piscam e pronto. Se possível, invista em músicas natalinas também.

É muito importante envolver os clientes e fazer com que eles entrem no clima do Natal. São estratégias que também influenciam na hora da compra.

Conheça o seu cliente

Quem são as pessoas que costumam comprar mais da sua loja? O que mais elas consomem? Do que elas precisam? A partir dessas informações é muito mais fácil para a sua loja se preparar para as futuras vendas, comprando os produtos certos.

Se o seu cliente procura ter uma vida mais saudável, sem abrir mão do sabor dos alimentos ele vai adorar o nosso refrigerante sem açúcar. Aquele outro cliente que mora sozinho e vai receber convidados no natal talvez precise fazer um estoque de água.

A Kaiary oferece água com ou em gás e água Premium. Além disso, você encontra a água em tamanhos variados: 200 ml, 350 ml, 498 ml e 2000 ml. Tudo para atender às necessidades do seu público.

Faça uma exposição bonita de produtos

Escolha aqueles itens que você deseja vender logo ou que são os mais procurados nessa época e deixe-os expostos da melhor forma possível. Simule situações, crie desenhos, brinque com os objetos etc. Produtos que se relacionam também podem ser expostos perto um do outro para facilitar e estimular a compra do consumidor.

Treine a sua equipe de funcionários

Prepare a equipe para uma época que costuma ser bem agitada. Oriente-os quanto à limpeza do local, à agilidade no atendimento e recepção das pessoas que chegam até à sua loja. Um bom atendimento é primordial para que o cliente volte.

Se a sua loja fica sempre muito cheia nessa época, pense na possibilidade de contratar profissionais temporários para melhorar o desempenho do serviço oferecido.

Analise o seu estoque

Será que o seu estoque está pronto para a grande demanda do Natal? Se ainda não verificou como está esse setor tão importante, faça isso agora. Não espere mais tempo. Nada pior do que perder uma grande compra porque não há estoque suficiente.

Veja quais produtos precisam ser vendidos logo para evitar desperdício e custos extras e o que deve ser reposto. Fale com os seus fornecedores e pense em maneiras de fazer esses produtos circularem.

Realize promoções

Promoções são sempre muito atraentes em qualquer época do ano. No Natal não seria diferente. Aproveite aqueles produtos que estão há mais tempo no estoque e faça promoções do tipo “Leve 2 pague 1” ou “Na compra do produto x leve o produto y”.

Claro que o foco não deve ser apenas nos produtos que não saem muito. Essa estratégia também vale para alguns itens de natal que, apesar de saírem muito nessa época, podem sim não ter tanta procura, gerando prejuízo como alguns perecíveis.

Faça sorteios

Natal é época de presentes e nada melhor do que você também fazer parte da história e da vida dos seus clientes oferecendo presentes a eles. Através de parcerias com fornecedores você pode adquirir um eletrodoméstico, um brinquedo ou uma cesta de produtos e sortear entre as pessoas que adquirirem determinado item do seu comércio.

Amplie as formas de pagamento

Se o seu comércio só aceita pagamento à vista é hora de se modernizar e oferecer outras condições de pagamento como cartão de crédito, cartão de débito e vale alimentação, por exemplo.

Outra tática importante é parcelar o valor da compra, pelo menos nessa época do ano. Serve como um incentivo para o seu cliente e ele volta a comprar de você.

Ofereça variedade de produtos

O que as pessoas costumam consumir no Natal? Tais produtos ou serviços já existem no seu comércio? Se não, como você poderia incorporá-los aos seus produtos? É importante que a sua loja esteja atenta a demanda do momento e pronto para atendê-la, mesmo que aquele não seja o seu foco principal.

Facilite a entrega

A entrega se tornou nos últimos tempos um dos pontos mais importantes para os consumidores já que muitos deles preferem a praticidade de não ter que sair de casa para adquirir um produto.

Então, analise as suas possibilidades e descubra como pode fazer essa entrega. Um entregador com moto ou até uma bicicleta pode atender à demanda de compras pequenas, nas ruas mais próximas. Se ainda não for possível oferecer esse serviço gratuitamente, estabeleça um valor a partir do qual a entrega pode ser feita ou cobre uma pequena taxa.

Divulgue as ofertas

Como as pessoas vão saber quais são as novidades da sua loja para o Natal? Por meio dos seus canais de divulgação. Se você ainda não tem, precisa mudar isso já. É mais simples do que parece. Algumas mídias que você pode utilizar são:

  • Panfletos;
  • Encartes;
  • Carros de som;
  • Divulgação pelo WhatsApp;
  • Divulgação nas redes sociais;
  • Aumente os seus canais de vendas

A sua única forma de venda é presencialmente? Que tal ampliar esse serviço? Disponibilize um telefone para compras, incluindo a opção de acesso pelo WhatsApp. A criação de um app também é uma maneira bem interessante de flexibilizar o acesso à sua loja.

Descubra aquilo que vende mais e se prepare para o ano que vem

Se você faz um bom gerenciamento do seu comércio já deve saber quais são os produtos que mais vendem, principalmente nessa época do ano. Se não tem essa informação, aproveite este Natal para anotar e saber direitinho o que as pessoas mais compram de você nesse período.

Essa informação é importante porque ajuda você a se preparar com mais clareza e direcionamento para o ano que vem, se antecipando às compras, pensando em promoções, adquirindo produtos com preços mais baixos e aumentando os seus lucros.

Gostou das nossas dicas? Agora não tem mais desculpa, hein? Inspire-se ou adote as nossas estratégias e prepare-se para lucrar muito nesse Natal.

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