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PRODUTOS NOS LUGARES CERTOS VENDEM MAIS
21 de novembro de 2017

Depois dos 5 níveis para saber como organizar as gôndolas é essencial saber que produto deve ir em cada lugar, pois a prática de um bom planejamento gera lucros. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE, controlar as entradas e especialmente o consumo de materiais é uma das funções mais básicas de uma empresa. Nem por isso é uma função menos importante, na medida em que os materiais representam cerca de 60% dos custos de um negócio.

Se você caiu aqui de paraquedas e não leu a outra matéria sobre os 5 níveis para exposição sugerimos que acesse para ter um entendimento ainda melhor.

Classe A B e C

As mercadorias são dividas em classes e essas classes não são relacionadas às condições financeiras dos clientes que consomem, é uma divisão e identificação que existe para que seja armazenada e exposta da maneira correta, pois cada produto tem seu prazo, valor e qualidade. Antes de qualquer exposição no ponto de venda, o trabalho começa no estoque tendo os cuidados certos para o cliente não receber nada danificado e vencido.

A classe A são os produtos mais importantes do seu estoque. Esses produtos precisam de uma gestão mais ativa, pois eles representam uma boa parte do seu faturamento ou tem um alto giro. Ter mais de um fornecedor ou estreitar mais a relação com o fornecedor desse produto pode deixar seu estoque mais eficiente. Fazer uma compra maior com entrega pequena e frequente pode manter seu estoque reduzido.

A classe B são os produtos conhecidos como intermediários e possuem uma boa margem de contribuição e precisam de uma gestão moderada. Nesta classe você pode encontrar produtos com grande potencial para a Classe A como também produtos migrando para a Classe C.

A classe C pertence aos produtos com baixo retorno de faturamento e giro. Eles podem estar sujeitos a um gerenciamento mais simples. Nessa classe vocês podem identificar produtos que podem ter sua estratégia de vendas melhorada ou retirá-lo do seu catálogo.

 

Como organizar os produtos nas prateleiras de acordo com os níveis para vender mais?

Veja algumas técnicas que estão sendo utilizados atualmente.

Verticalmente

Organizar os produtos verticalmente é uma excelente forma de causar o impacto visual da marca exposta. Ficará muito mais fácil para o consumidor perceber os produtos, pois, conforme as pessoas caminham, os produtos aparecem naturalmente em seus campos de visão.

Blocos

Outra forma eficiente, e muito utilizada pelos supermercados, é a arrumação das prateleiras em blocos. É uma vertical inteira da gôndola, porém, dividida entre produtos diferentes, normalmente da mesma marca.

Horizontalmente

A organização na horizontal ainda existe, mas pode ser menos eficiente do que as verticalizadas ou as blocadas. Isso acontece porque, ao enfileirar os produtos nos diversos níveis das prateleiras, você acaba diminuindo o impacto visual que os produtos têm sobre os consumidores. As pessoas caminham examinando somente um nível da gôndola, enquanto isto os outros produtos passam despercebidos.

Aleatoriamente

Você nunca deve organizar os produtos aleatoriamente. Isto fará com que suas vendas diminuam. A aleatoriedade vai cansar os consumidores e causar confusão na hora da compra, frustrando as pessoas e causando uma experiência ruim de compra.

Pontas

Um dos melhores pontos para anunciar os produtos são as pontas das gôndolas. Isto acontece porque os consumidores tendem a notar mais os produtos que estão nestes espaços. As pontas das gôndolas são tão eficazes que alguns fornecedores pagam caro para expor seus produtos nessas posições.

 

Quando as pessoas se sentem bem dentro da sua loja, elas passam mais tempo e realizam mais compras por impulso.

 

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