Trade Marketing é muito utilizado pela indústria de bens de consumo, tem como foco os canais de distribuição. É uma ação que pensa no shopper e a estes deve direcionar suas estratégias. Uma série de ações no varejo, atacado, distribuidor, ou foodservice pensando em atingir novos consumidores e incentivar a compra por impulso ou consumo imediato.
Resumindo, o trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição. Em contrapartida, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas.
Para o professor Rubens Sant´Anna, professor da ESPM-Sul, a estruturação do setor é o caminho para dar resultados mais positivos. Existem quatro formas de fazer o trade marketing, com diferentes papéis e responsabilidades. Veja como você pode colocar em práticas as técnicas dessa estratégia para alavancar as vendas do seu negócio:
Como fazer trade marketing de forma eficiente?
Tarefas tão complexa não são envolvidas a ponto de apenas um especialista na função poder coloca-las em prática. Mas, é preciso ter um conhecimento mais abrangente para não colocar tudo a perder cometendo falhas durante o processo. Para ajudar você nessa tarefa, desenvolvemos quatro dicas muito úteis.
Em meio das grandes variáveis do mundo corporativo, é preciso especificar seus parâmetros dentro do planejamento do trade marketing. Entre eles:
Exemplo
Um fabricante de sabão em pó lança uma linha nova para vender e decide fazer uma ação ou uma troca nos pontos de vendas para divulgar o produto. Comprando duas caixas de sabão você ganha uma escova de lavar roupas personalizada! A troca de brindes é uma das maneiras mais comuns de Ação de Trade. Mas existem muitas outras formas, depende muito do produto e da criatividade do agente de trade!
O profissional de trade marketing precisa descobrir quais são as necessidades dos distribuidores. Para isso, conheça quais os tipos de produtos os clientes deles buscam, quais são os principais benefícios que eles estão procurando e o que mais for relevante. Uma pesquisa feita com a ajuda dos varejistas ou atacadistas deve responder essas perguntas de forma rápida e com precisão. As informações coletadas serão a base inicial para formar uma estratégia bem estruturada que atenda cada distribuidor em particular e se inicie uma parceria de sucesso.
Para fazer um trade marketing de sucesso você precisa se envolver com o distribuidor do seu produto e ir além de apenas conhecer as suas necessidades. Você deve criar um relacionamento com ele e fazer um esforço para cooperar com o alcance dos objetivos dele a fim de que ajudem a vender seus produtos aos clientes.
Planeje e execute uma estratégia de trade marketing com essas dicas:
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